Respostas
A partir do período colonial, surge no Brasil o conceito de trabalho escravo, onde africanos eram trazidos de seus países para trabalharem sem receber algo em troca além de viver em cativeiro. A partir desse momento começaria um modo de trabalho sem dignidade e respeito, no qual se estende até o século atual em algumas partes do país.
Após o fim da escravidão, surge no início do século XX, o conceito de tráfico de pessoas que se alia de certa forma á escravidão, onde imigrantes são trazidos até o Brasil de forma ilegal, afim de conseguirem trabalho, mas acabam sendo escravizados e ameaçados, fato que ainda não se tem total controle das autoridades. O trabalho escravo não é apenas ilegal como também desumano, pois além de não receber nada em troca a pessoa escravizada é imposta a uma jornada de trabalho exaustiva, onde se faz valer o nome de trabalho escravo.
O trabalho escravo atinge também a população infantil, onde se agrava ainda mais o problema, pois pela lei, nenhuma criança ou jovem menor de 16 anos pode trabalhar, pois deve estar na escola buscando sua formação como cidadão.
Para pôr fim a este problema é necessário que se haja mais fiscalização por parte das autoridades, desde a entrada de imigrantes, até a formação de empresas no território brasileiro. Outra forma para a solução deste problema deve partir por parte da população, onde caso presencie alguma forma de trabalho escravo procurar as autoridades e fazer uma denúncia.