A melhor maneira de lidar com os acidentes e complicações em cirurgia bucomaxilofacial é prevenir a sua ocorrência. A prevenção é mais bem executada através de uma minuciosa avaliação, um amplo plano de tratamento e uma cuidadosa execução do procedimento cirúrgico. Por definição, acidente cirúrgico é quando ocorre a quebra do planejamento do ato operatório durante o momento cirúrgico, enquanto que complicação cirúrgica é quando ocorre a quebra do planejamento do ato operatório em momento pós-cirúrgico. Sobre acidente e complicações cirúrgicas pode-se afirmar: Escolha uma:
a. A responsabilidade civil odontológica é definida como o dever de reparar algum dano causado a um paciente, no entanto, se for decorrente de uma ação involuntária, o cirurgião dentista não terá responsabilidade civil.
b. Alveolite é a infecção do alvéolo dental que se instala após uma extração cirúrgica, representando um dos acidentes mais comuns durante a prática odontológica.
c. Dor e queimação à injeção de anestésico é uma complicação cirúrgica comum na prática odontológica.
d. A fratura da coroa e da raiz dental é o acidente mais comum e mais frequente nas exodontias.
e. O uso inadequado de elevadores apoiados em dentes vizinhos pode causar luxação ou até mesmo avulsão de dentes vizinhos, o que representa complicação cirúrgica comum na prática cirúrgica.
Respostas
respondido por:
5
d. A fratura da coroa e da raiz dental é o acidente mais comum e mais frequente nas exodontias. Correta!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás