• Matéria: Saúde
  • Autor: arthur203
  • Perguntado 8 anos atrás

Oi eu sei que minha pergunta tecnicamente não devia estar aqui,
mas eu tenho que fazer uma pergunta relacionada a queimadura por leite de manga-limão.
Faz cerca de um ano que eu estava comendo manga limão,eu devo ter comido 5 delas,mas o foco é outro eu tive queimaduras em duas partes dos lábios,um do lado esquerdo e o outro do direito.
Ai entao eu tive a brilhante ideia de ir para uma praia(já vou parar de enrolar)
ficaram duas bolhas gigantes ate hoje nos meus lábios oque eu devo fazer?

Respostas

respondido por: Xirito2
0
Sobre manchas e queimaduras

Tanto na casca como no suco do limão – em todas as variedades - existem substâncias que favorecem na formação de manchas na pele, e dependendo da quantidade e da forma como os limões foram manuseados, pode até ocorrer queimaduras de primeiro a terceiro grau.

A fitofotodermatose é uma inflamação da pele causada pelo contato com alguns alimentos crus durante a exposição ocupacional ou recreativa á luz solar. Essa resposta inflamatória é uma reação fototóxica aos compostos químicos, fotossensibilizantes presentes em frutas cítricas e vegetais tais como: limão, tangerina, laranja, lima, figo, manga e vegetais como aipo, coentro, cenoura, erva-doce, salsa e nabo.

Tais substâncias (no caso dos limões e tangerinas são os betacarptenos) são fotosensíveis, ou seja, reagem com a luz do sol e, quando em contato com a pele, podem causar manchas. Por este motivo, deve-se tomar os seguintes cuidados:

1. Evitar manusear limões estando no sol ou sabendo que irá pegar sol;

2. Após manusear poucos limões (3 a 5 unidades) lavar muito bem as mãos e local onde houve contato com o limão, antes de sair para o sol. De preferência, independente do manuseio de limões, sempre fazer uso de um filtro solar antes de sair ao sol.

3. Quando forem manuseados muitos limões – acima de 5 unidades – o ideal é usar um espremedor elétrico e luvas. O que acontece é que na casca dos limões existe um óleo que além de conter as substâncias fotosensíveis, também é um óleo muito fino, com a propriedade de ativar e penetrar rapidamente na circulação sanguínea. Portanto, quando forem muitos limões, não se deve espremê-los manualmente, pois a chance deste óleo penetrar na pele aumenta e de ocorrer queimaduras também.

Existe uma mensagem ilustrada com fotos circulando na internet, de um homem que após preparar litros de limonada e caipirinha, espremendo todos os limões manualmente (como ele mesmo diz: na ignorância), teve queimaduras graves nas mãos. Na mensagem fala-se que as mãos foram exaustivamente lavadas e que houve pouca (ou nenhuma) exposição ao sol, explicando o ocorrido pela reação do limão com o cloro da piscina. Isto não é verdade. O que de fato provocou tal grau e extensão de queimadura foi o explicado acima: excesso de limões espremidos manualmente, ainda por cima por um homem (que em geral tem muita força). A quantidade de óleo cítrico que penetrou nesta operação foi muitíssimo elevada e a queimadura teria ocorrido mesmo sem exposição ao sol ou contato com o cloro da piscina.

De qualquer forma, mesmo que as manchas ocorram, elas demoram um tempo para sair (4 a 6 semanas), mas o corpo acaba absorvendo os pigmentos e as manchas desaparecem.

Se houver queimadura, um acompanhamento médico precisa ser feito.
Espero ter ajudado
Perguntas similares