Respostas
A Mata Atlântica de Encosta é uma formação vegetal encontrada nas encostas da Serra do Mar.
Enquanto o solo da Mata de Restinga, localizada na planície, origina-se da deposição de sedimentos e possui uma pequena camada de matéria orgânica, o solo da Mata de Encosta forma-se a partir da decomposição da rocha-mãe e possui grande quantidade de matéria orgânica (serapilheira) sobre sua superfície.
Ela é caracterizada por grandes árvores, palmeiras (Palmito Jussara), orquídeas, bromélias e samambaias. Ao observá-la de longe é possível perceber diferentes tons de verde tingindo o relevo da serra.
Mata Atlântica de Encosta
Leia mais:Mata de EncostaMata de Restinga
À medida que nos afastamos da praia arenosa e da ação do sal e das ondas, o solo da restinga torna-se cada vez mais rico em matéria orgânica, originada das próprias plantas do local que morrem e transformam o ambiente.
Maior quantidade de nutrientes dá aos vegetais condições de crescer mais e, consequentemente, originar uma formação vegetal cada vez mais densa e com vegetais maiores, conhecida como mata de restinga.
Mata de restinga, com bromélias por todos os lados
Leia mais:Mata de RestingaCostão rochoso
Assim como a praia arenosa, o costão rochoso é um ambiente localizado no encontro dos oceanos com os continentes. Geralmente o costão aparece na ponta das praias, onde acaba a faixa de areia.
Seu solo é rochoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente impactado pelas ondas. Além disso a variação do nível da maré expõe as rochas ao ambiente seco duas vezes ao dia, submetendo os habitantes do local ao risco de desidratação.
Apenas algas marinhas e animais invertebrados conseguem sobreviver, aderidos ao substrato ou escondendo-se das ondas e da insolação.
Costão rochoso
Leia mais:Costão rochosoManguezal
Esse ambiente é geralmente encontrado próximo da foz dos rios, onde ocorre o encontro de água doce com a água salgada dos oceanos. Devido à sua localização ele sofre ação constante da variação da maré.
As estruturas vegetais adaptadas às pressões seletivas do ambiente são marcantes e caracterizam esse ambiente.
Imagem típica de manguezal
Leia mais:ManguezalPraia arenosa
A praia arenosa é um ambiente localizado no encontro da água dos oceanos com o solo exposto dos continentes, na transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre.
Seu solo é arenoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente movido pelas ondas ou vento. Além disso a pouca vegetação permite que a radiação solar atinja a areia com grande intensidade.