• Matéria: Filosofia
  • Autor: alejoarroyo3096
  • Perguntado 8 anos atrás

(UEL - adaptada) Leia o texto. “[...] não é ofício do poeta narrar o que aconteceu; é, sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que é possível segundo a verossimilhança e a necessidade. Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa [...] diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular”. ARISTÓTELES. Poética. Tradução de: SOUZA, Eudoro de. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 209. Com base no texto e nos conhecimentos a respeito da estética em Aristóteles, é correto afirmar que Escolha uma: a. os poetas, de acordo com a sua índole, representam pessoas de caráter elevado, como ocorre na tragédia, ou homens inferiores, como na comédia. b. a poesia deve ser fi

Respostas

respondido por: ferretti
113
Olá!

Faltaram as alternativas:

a) A poesia é uma cópia imperfeita, realizada no mundo sensível, sob a inspiração das musas e distante da verdade. 
Falso. Como se vê em Aristóteles, a poesia não é uma cópia, se aproxima mais de uma projeção.

b) Os poetas, de acordo com a sua índole, representam pessoas de caráter elevado, como ocorre na tragédia, ou homens inferiores, como na comédia. 
Correto. A ideia de caráter elevado está presente na perspectiva filosófica de Aristóteles.

c) A poesia deve ser fiel aos acontecimentos históricos e considerar os fatos em sua particularidade. 
Falso. Essa é uma função, para Aristóteles, da História.

d) A poesia deve a sua origem à história e a compreensão daquela supõe o entendimento da própria natureza do ser humano. 
Falso. A história não trata da natureza do ser humano, é a poesia que o faz.

e) A imitação, que ocorre na tragédia, representa uma ação completa e de caráter elevado, de uma forma narrativa e não dramática. 
Falso. A tragédia é dramática.
Perguntas similares