Respostas
Mesmo que a resposta em questão não seja das mais animadoras. Seja ágil, porque, para um ansioso, esperar muito tempo por uma resposta pode ser desconfortável e incômodo. Você não precisa estar disponível 24 horas do dia, sete dias por semana, mas fique atenta para ser mais rápida nessa resposta.
2.Seja paciente – o que é simples para você pode ser complicado para um ansiosoFazer uma ligação para pedir uma pizza ou perguntar uma informação para o segurança do shopping pode ser comum para você, mas um gatilho para a ansiedade de alguém. Tenha em mente que quem está tentando controlar a ansiedade pode ver essas situações com muito medo e você precisa se manter firme para acalmá-la e esperar o tempo dela para fazer cada uma dessas coisas – ou ainda que você precisará fazê-las por ela.
3.Seja objetivo!Ao invés de soltar só um ‘vamos tomar um café no fim de semana?’, faça planos concretos e completos. Mande, ao invés disso, algo do tipo ‘vamos tomar um café no sábado, naquele lugar que você gosta, às 16h?’. Isso diminui a ansiedade porque quem sofre da doença vê um compromisso marcado e confirmado, e não uma ideia vaga do que pode acontecer no fim de semana.
4.Ouça, ouça, ouçaA pessoa ansiosa vai se sentir mais confortável e segura sabendo que alguém está disposto a ouvir o que ela tem a dizer. Coloque-se à disposição dela, e ouça com atenção. É importante fazer um exercício de não julgar o que ela está dizendo e confortá-la quando ela precisar.
5.Pergunte o que fazer em momentos de criseVocê não precisa esperar que ela tenha uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico para saber como agir. Com cuidado e gentileza (afinal, falar sobre as crises pode ser um gatilho para novas crises) pergunte o que você pode fazer para ajudá-la, se é preciso ligar para alguém e como acamá-la. Algumas pessoas precisam de uma abordagem mais próxima, outras de espaço e tempo.
6.Não crie suspenses desnecessáriosNada de soltar um ‘preciso falar com você’ e sumir por três horas. Evite fazer suspense, porque isso é um causador de ansiedade muito comum. Antes de soltar uma frase dessas, pense no impacto para quem está aprendendo a controlar a ansiedade.
7.Não cobre mudanças do dia para a noiteAssim como a depressão, a ansiedade é uma doença que precisa de tempo para mostrar melhoras. Exigir mudanças do dia para a noite é ofensivo e frustrante para quem está lidando com a doença. Ou seja, não force uma barra e exija mudanças milagrosas de comportamento de um momento para outro.
8.Convide a pessoas para atividades que acalmamComo assistir uma série divertida no Netflix, cozinhar uma refeição gostosa ou andar de bicicleta pelo parque.
9.Não deixe a ansiedade te afetar tambémSe você é ansiosa ou tem tendências ansiosas, o melhor a fazer para ajudar alguém que também é ansioso é cuidar de si mesma antes. Se você sofrer com a doença, cuide para que você não se deixe levar pelas crises da outra pessoa – isso não é otimizado e, com certeza, não ajuda o ansioso.
espero ter ajudado