• Matéria: Filosofia
  • Autor: bbnbia
  • Perguntado 8 anos atrás

-cultura de massa
-ideologia
-alienação
Walter ''Benjamin'' e Theodor ''Adorno''

Respostas

respondido por: dalmoalf
4

Pelo que compreendi da questão apresentada, você deveria apresentar as definições de “cultura de massa, “ideologia” e “alienação” segundo os filósofos da Walter Benjamin e Theodor Adorno.

 

Assim sendo, podemos apresentar que a expressão “cultura de massa”, foi algo criado para atingir um grande público, indo muito além de um nicho especifico, mas tendo como objetivo atingir qualquer pessoa independente de classe, etnia ou sexo, sendo amplamente disseminado por diferentes meios de comunicação. Assim a cultura de massa tem como um de seus objetivos para sua concretização a homogeneização de padrões culturais, todos acreditando e desejando as mesmas coisas, em escala global, para assim beneficiar o lucro dentro do sistema capitalista globalizado. Qualquer manifestação ou culturas diferentes seriam ocultadas e incessantemente oprimidas.

 

Deste modo podemos definir “ideologia” segundo a Escola de Frankfurt, pois ideologia, baseado na perspectiva marxista, seria imposta as pessoas pelas classes dominantes. Por meio da comunicação de massa seria transmitido os interesses de governos e elites, não incentivando a crítica, mas sim que as pessoas permaneçam num estado de conformismo, garantindo que os interesses dominantes estejam nas mentes de toda a população.

 

Por fim, construindo uma sociedade alienada, bem como sua definição de “alienação”, pois já que estamos sempre bombardeados pela cultura de massa, nos desfazendo de nossas particularidades, e constantemente sendo atingidos pela ideologia dominante, nos conformando com nossa condição social, deixamos de ter identidade e espírito critico, perdemos nosso fator humano e nos tornamos alienados com todo esse aparato doutrinador.

Perguntas similares