• Matéria: História
  • Autor: patyfsvga8796
  • Perguntado 8 anos atrás

A pintura abaixo foi feita no século XVII na parede da Igreja de Abreha Atsbeha, localizada em Tigrai, Etiópia. Ela representa o imperador axumita Yoannes IV, acompanhado de monges e outros membros de sua corte.

a) As características dessa pintura guardam muita semelhança com a arte bizantina (ver imagens da Igreja de San Vitale, na página 177). Com base no que você estudou nesse capítulo, levante uma hipótese para explicar essa semelhança.
b) Observe com atenção as feições e características das personagens representadas. Em que aspectos elas diferem das figuras bizantinas?
c) Que ideia a pintura nos oferece sobre o reino de Axum? Por quê?
d) A Igreja de Abreha Atsbeha foi erguida no século IV, quando o Reino de Axum vivia seu esplendor. Esse período de glória estendeu-se até o século VII, quando a expansão árabe causou o declínio do seu poder. Um rápido renascimento ocorreu no século XV, mas esgotou-se ainda no século seguinte. A pintura sugere esse declínio? Explique.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
9
a) As semelhanças entre esta pintura e a arte bizantina podem significar o intercâmbio cultural entre os dois povos, e a forte influência que Constantinopla exercia na época sobre tal reino, que era inclusive cristão também (afinal, a pintura está dentro de uma igreja!)

b) As pessoas aqui retratadas são negras, e vestem roupas tipicamente africanas. Há também uma sombrinha, apetrecho tipicamente africano.

c) Percebe-se que é uma monarquia, com o poder centralizado no imperador retratado como figura central.

d) Não há nada que sugira declínio na pintura, pelo contrário, vemos fileiras estilizadas do que indica ser um exército organizado, e o imperador em toda sua opulência sobre um cavalo, sendo servido e acompanhado por seus súditos.
Perguntas similares