• Matéria: História
  • Autor: jhenifercosta8606
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto abaixo e responda às questões que o acompanham.

O foco inicial de infi ltração islâmica na África pode ser localizado no Egito, na década de 640, por meio de contatos e trocas com comerciantes da península Arábica, através do mar Vermelho, e da parte oriental do Mediterrâneo. A partir daí, as populações árabes se dirigiram para a conquista da região do Magreb, num movimento simultâneo de penetração e conversão, em que, aos poucos, foram se mesclando as noções tribais árabes e berberes. Conforme assinalou D. T. Niane, “é comum indagar-se acerca das razões pelas quais o Islã obteve aceitação tão rápida não só na África como também em outros locais: ora, é preciso lembrar que o modo de vida dos nômades da Arábia pouco diferia, na época, daquele dos berberes e dos felás da África setentrional”.
Quanto à África negra, essa expansão iniciou-se no século XII, com a conquista almorávida do Império de Gana. Na época, as trocas comerciais eram feitas por meio da navegação ao longo da costa atlântica até a foz do rio Senegal. No século XVI, essa infl uência se intensifi cou, coincidindo também com o início da penetração europeia no continente. A partir de então, assistir-se-ia ao estabelecimento de uma disputa entre árabes e europeus pelo controle do comércio com as diversas regiões da África.
(MENDONÇA, Marina Gusmão de. Histórias da África. São Paulo: LCTE, 2008. p. 66).

a) De acordo com a autora, que fatores explicam a rápida expansão do islã pelo continente africano?
b) Consulte os capítulos referentes à Idade Média e identifique o que estava se passando na Europa ocidental:
• por ocasião da expansão árabe pelo norte da África;
• no momento em que o islamismo penetrou pela África Negra;
• quando os comerciantes muçulmanos intensificaram suas relações com os povos africanos.
c) Que relação é possível estabelecer entre o processo de centralização do poder político na Europa e o desenvolvimento da concorrência entre árabes e europeus pelos mercados africanos no século XVI?

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
22
a) A autora implica que o modo de vida dos muçulmanos árabes era muito semelhante ao dos berberes, povo africano. Em seguida, também ressalta que as mais importantes rotas de comércio da África foram dominadas pelos islâmicos, o que estimulou o intercâmbio dos árabes com os povos africanos mais ao sul.  

b) Enquanto os árabes se expandiam para o norte da África, a Europa vivia um período de enfraquecimento político, quando se estabeleceu o feudalismo.
     Em seguida - enquanto o islamismo penetrava a África negra - com o crescimento demográfico na Europa, foram empreendidas as cruzadas e a igreja católica se fortalecia, o comércio se expandia e as cidades eram aos poucos repovoadas.
     No período de intensificação do comércio entre árabes e africanos, o regime feudal entrava em crise e o poder na Europa era aos poucos centralizado, com a expansão do comércio e enriquecimento da burguesia.

c) A centralização do poder político na Europa deu-se também por interesses comerciais. Os reis juntaram-se à burguesia, e tinham interesse em expandir suas rotas de comércio para enriquecer. Porém, grande parte das regiões cruciais ao comércio estavam dominadas pelos árabes. 

Perguntas similares