• Matéria: Biologia
  • Autor: gesssica1533
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFTM-MG) O gráfico mostra a variação, ao longo de 10 anos, da quantidade de vírus HIV, causador da Aids, e de linfócitos CD4 em um paciente que não foi submetido a nenhum tratamento com antivirais.

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar corretamente que
a) a quantidade de linfócitos aumenta com o aumento da quantidade de vírus durante os cinco primeiros anos. b) os sintomas típicos da doença aparecem a partir do segundo ano porque o número de linfócitos está abaixo de 50 por mm3 de sangue.
c) durante as fases aguda e crônica, uma pessoa não é capaz de transmitir o vírus para outra pessoa, isso ocorre somente na fase de Aids.
d) muitas doenças oportunistas podem ser adquiridas por um paciente quando a quantidade de linfócitos atinge valores abaixo de 200 por mm3 de sangue.
e) os vírus utilizam os linfócitos para se reproduzirem nos dois primeiros anos e, depois, qualquer célula humana pode servir como hospedeira.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
27
Analisando cada alternativa:

a) O gráfico não mostra isso. Quando a quantidade do vírus torna a aumentar, a partir do terceiro ano, a quantidade de linfócitos continua em queda.

b) A quantidade de linfócitos no segundo ano está em torno de 750/mm3.

c) A informação é completamente equivocada, e não pode ser inferida pelo gráfico.

d) Realmente, uma vez que a fase de Aids caracteriza-se pela imunodeficiência grave do indivíduo, que tem seu número de linfócitos bem reduzido. Alternativa correta.

e) Não se pode estabelecer tal afirmativa a partir da análise do gráfico, que de qualquer forma está errada. 
respondido por: changkisz123
2

Resposta: letra d

Explicação:

Perguntas similares