• Matéria: Biologia
  • Autor: tomazeli
  • Perguntado 8 anos atrás

A água entra e sai das células por osmose constantemente. Entretanto, o movimento de toda a água em geral é insignificante. A concentração de soluto altera a concentração de água livre, pois as moléculas de água fazem solvatação nas partículas da solução por meio de interações físico-químicas fracas, deixando de ser livres. Em uma solução com alta concentração de partículas ou soluto existem menos moléculas livres de água do que em uma solução com baixa concentração de partículas. No corpo humano, os líquidos corporais, por exemplo, o meio intracelular, o líquido intersticial e o plasma sanguíneo, realizam trocas de substâncias, inclusive de água. Quando a concentração de solutos do sangue aumenta, tal como na hiperglicemia aguda, como fica o processo de osmose na membrana celular dos tecidos (exceto nos rins) num primeiro momento?

Respostas

respondido por: eaoboeing
6
Olá, 

A hiperglicemia é um momento de complicação no manejo da Diabetes. Sabe-se que quando isso ocorre o paciente acaba ficando com sede excessiva, e micção aumentada. 

Por que isso ocorre?
Justamente como exposto no corpo do enunciado há um aumento da Osmolaridade no Sangue, o que faz com que mais água saia das células para o sangue. Isso devido a maior quantidade de soluto diluído no sangue, esse soluto seria a glicose, que estaria aumentada no estado de hiperglicemia.  As células acabam se tornando murchas. E quando células próximas aos receptores da sede (boca, fígado, rins, intestino), acabam suscetíveis a isso. Então se tem o mecanismo da sede ativado!

Espero ter ajudado.
respondido por: milaferroc
17
O processo de osmose aumenta de modo a aumentar o fluxo de água para fora das células e elas podem se tornar murchas.

samaracomin: Correto
Renutri: obrigada! Correta.
Perguntas similares