• Matéria: Filosofia
  • Autor: ZoandoaZoacao1
  • Perguntado 8 anos atrás

resumo sobre o conceito e história do termo estética

Respostas

respondido por: jullya10adryaowaaos
43
Estética é a tradução da palavra grega aisthetiké, que significa "conhecimento sensorial", "experiência sensível", "sensibilidade". Foi empregada pelo primeira vez para referir-se às artes pelo alemão Baumgarten, por volta de 1750, portanto em plena modernidade.

Em seu estudo inicial, a estética se referia ao estudo das obras de arte enquanto criações da sensibilidade (isto é, das experiências dos cinco sentidos e dos sentimentos causados por elas), tendo como finalidade o belo. Pouco a pouco, substituiu a noção de arte poética e passou a designar toda investigação filosófica que tinha por objeto as artes ou uma arte. Do lado do artista e da obra, a estética busca comprender como se dá a realização da beleza; do lado do espectador e receptor, busca interpretar a reação à obra de arte sob a forma do juízo do gosto ou do bom gosto.

Como seu nome indica, a estética se ocupa preferencialmente com a expressão da sensibilidade e da fantasia do artista e com o sentimento produzido pela obra sobre o espectador ou receptor.
respondido por: amandaslva000
5

Resposta:

Vamos dar uma separada para explicar melhor!

        conceito da filosofia estética

Estética no grego aisthesis, significa "faculdade de sentir", "compreensão pelos sentidos", "percepção totalizante". O sentimento à racionalidade define a beleza estética como “a perfeição  quando é observável como fenômeno do que é chamado gosto – é a beleza”. Kant fez o uso utilizando a palavra "estética” para os julgamentos de beleza,  também para a arte. Por isso, sob o nome estética enquadramos num ramo da filosofia que estuda racionalmente, também aos valores propostos pelas obras de arte e o sentimento que suscita nos seres humanos, passando ao conceito a referir além de julgamentos e avaliações.

    História do termo

Demonstrado pelo alemão Baumgarten, por volta de 1750, portanto em plena modernidade, um estudo que  se referia as obras de arte enquanto criações da sensibilidade (isto é, das experiências dos cinco sentidos e dos sentimentos causados por elas), tendo como finalidade o belo. Depois veio a noção de arte poética e passou a designar toda investigação filosófica que tinha por objeto as artes ou uma arte.Segundo o artista e da obra, a estética busca comprender como se dá a realização da beleza; do lado do espectador e receptor, busca interpretar a reação à obra de arte sob a forma do juízo do gosto ou do bom gosto.

Perguntas similares