• Matéria: História
  • Autor: quelsouza3736
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto e faça uma analogia entre a construção da Grande Muralha da China, entre os séculos III a.C e XV d.C., e a imposição pelo governo chinês de hoje de um firewall à internet.

A internet chinesa é controlada através do “Escudo Dourado”, um firewall, sistema de segurança que bloqueia sites que contenham certas palavras consideradas “perigosas” pelo governo. Os sites bloqueados entram em uma espécie de lista negra e, a partir deles, tenta-se chegar a outras URLs “subversivas”.
[...] Por mais rigoroso que seja, o governo não consegue controlar trocas de informações entre pessoas. Além de folhetins “subversivos” que circulam de forma clandestina, há também brechas digitais. Um canal de comunicação ainda não controlado pelo governo, por exemplo, é a transmissão de textos, fotos e vídeos via celular.
[...] CCTV é o canal de TV oficial. Além dele, que é nacional, há também estações regionais, mas todas são do governo. Por isso, na China não há transmissões ao vivo. As coberturas supostamente em tempo real têm um delay (atraso) de nove segundos, tempo suficiente para cortar ou mudar a imagem, caso algo inesperado aconteça.
(PAIXÃO, Daniela. Como funciona a censura na China? Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012).

Respostas

respondido por: negrusmagister
3
A sociedade chinesa continental passa por uma nova convulsão, desde a revolução cultural do início do século XX. Naquele tempo, capitaneados por Mao-Tsé Tung, o povo, assim como nas lutas contra o avanço mongol pelo norte, enfrentou uma ameaça não-física, mas de 'almas e de sentimentos poderosos'. A nação, apesar de todos os seus sonhos de liberdade, fechou-se ao mundo ocidental e a toda a interferência da Revolução Industrial europeia. Sob o julgo do comunismo levado às últimas consequências, assistiu às execuções diárias de chineses (contabilizadas em milhões hoje) que não aceitavam a fome e a miséria da maioria, apesar da vida confortável dos membros do partido comunista e de seus protegidos. Essa fúria estatal obteve controle absoluto de mentes e de corpos até o final do século XX. Se a construção da Grande Muralha não pode deter os avanços de todos os invasores, dos vizinhos à dinastia Qin e dos estrangeiros, passou a simbolizar o poder do estado burocrático. Hoje, nesse mesmo paralelo, o firewall do Escudo Dourado busca repelir as url's que se indisponham contra a barreira vermelha do comunismo, consideradas "subversivas". O poder estatal permanece irrestrito sobre os do povo, mas há chineses dispostos a "enfrentar os tanques de guerra" em praça pública, como no evento da Praça da Paz Celestial (Tian-na-men) onde um único homem, em 05/06/1989, surpreendeu toda a sociedade local e internacional ao constranger as forças de ocupação a pararem em face das câmeras e filmadoras do mundo todo.
Perguntas similares