• Matéria: Ed. Física
  • Autor: HellenSarraff
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre o fortalecimento da Sociologia no Brasil podemos afirmar que: I – Ao acompanharmos o incremento da industrialização, vemos que é a partir da década de 1930 (e nas seguintes, em escala cada vez mais acentuada) que a Sociologia brasileira ganha novo impulso e se estrutura como um sistema significativo, como uma forma criadora e nova de refletir sobre as questões sociais. II – A fundação da Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo no ano de 1933 e, depois, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo-USP são os marcos que atribuem à Sociologia o status de conhecimento sistemático, a partir dos quais ela se transforma em uma disciplina capaz de elaborar novas explicações sobre a realidade brasileira, de refletir sobre os problemas e de produzir explicações. III – Despontam os intelectuais da "geração de 1930": Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Fernando de Azevedo, que teve um papel importante na concretização da relação entre Sociologia e educação.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
16
Sequência correta: I, II e III.

Podemos chegar a tal sequência como certa ao analisarmos cada afirmação e julgarmos o que está certo e o que possivelmente está errado. Começando pela primeira, ela está correta já que na década de 30, no Brasil, estava ocorrendo uma modernização intensa com a Era Vargas e com isso, os pensadores começaram a formular suas ideias, ganharem voz entre eles e buscar os outros intelectuais. 

A segunda afirmação está correta, pois ao pesquisar sobre a Fundação - FESPSP - descobri que ela teve seu início no ano de 33, e foi a primeira consolidação de um sistema de bolsas para pesquisas, criando pesquisas e revistas científicas. Depois vi sobre a USP e como até a década de 80 ela se manteve unida com a FESPSP, que era uma instituição complementar autônoma.

A terceira afirmação primeiramente, achei que estava  incorreta uma vez que não encontrei nada na Internet sobre o Fernando de Azevedo sendo um dos integrantes da "geração de 30". Percebi aspectos importantes dos demais como: formação do povo brasileiro, identificação do povo, patrimônio cultural de toda a nação, enfim, nossa sociedade estava em um processo de identificação social e não consigo afirmar se não estamos até hoje! Porém certos livros como foi apresentado pelo professor, Fernando de Azevedo é sim considerado um sociólogo deste grupo.

Mallgen: Primeiro momento da Sociologia no Brasil como atividade autônoma, voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, são intelectuais da chamada Geração de 30, Fernando de Azevedo, Caio prado Jr, Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. opção III também está correta , portanto a resposta correta é letra E
giovannisantana03: Perfeito, obrigado pela correção! Letra E seria a correta!!
Perguntas similares