• Matéria: Português
  • Autor: lararaphaela9547
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Na capa, o maestro Rogério Duprat aparece segurando um prato e um penico, em atitude que cita a transgressão de uma vanguarda europeia. Que vanguarda e que artista esse gesto recupera?

2. A imagem da capa do disco, síntese do movimento tropicalista, merece uma leitura atenta.
a) A foto de grupo, com fundo preto e emoldurada, já indica que a obra era uma criação coletiva. Nela aparecem, à maneira patriarcal, vários outros artistas. Identifique-os, se possível, e explique como aparecem e o que simbolizam.
b) Descreva o cenário.
c) Como aparecem os títulos? O que significam?
d) Qual é o significado do conjunto da capa?

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
18
1. Este gesto de segura o penico faz referência à vanguarda europeia do dadaísmo, citando Marcel Duchamp e seus polêmicos ready-made.

2. a) Segurando a foto de Nara Leão, que não pode aparecer na foto, está Caetano Veloso; Gal Costa está com um penteado tradicional e vestes e pose bem comportadas, como uma menina da roça; Tom Zé, muito formal, de terno e mala; Gilberto Gil está na frente, descalço, com uma foto de formatura; os mutantes ao fundo, empunhando suas guitarras e muito sérios; Torquato Neto, à direita, parece à vontade. Parece um quadro de família, um pouco às avessas.

b)  O cenário é uma casa de vidro, uma estufa.

c) Tropicália significa o movimento que se estabeleceu com a junção de todos os estilos vigentes no Brasil à época, seguindo o ramo antropofágico do modernismo; Panis et circensis é uma menção à política do pão e circo adotada na Roma Antiga para controlar a população.

d) A capa significa a criação e cultivo de algo novo, que sintetiza uma série de movimentos, nas mais variadas direções. O tempo todo está se estabelecendo o contraste entre tradicional e vanguarda, regional e internacional.
Perguntas similares