Respostas
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral.
A obra Abaporu (1928), da pintora brasileira Tarsila do Amaral, faz parte da vanguarda modernista, com destaque para o período do manifesto antropofágico, apresentado em 1922 na Semana de Arte, em São Paulo.
O nome “Abaporu” é uma junção de palavras em tupi que tem como significado “homem antropófago”. Sua estética prioriza demonstrar membros inferiores e superiores agigantados em relação à cabeça e outras partes do corpo.
Interpreta-se que a artista chamava a atenção para a predominância do trabalho braçal entre os brasileiros. O uso de cores vivas e de elementos cênicos, como o cacto, apontam à “brasilidade” que Tarsila do Amaral estabelecia em suas obras.
O Abaporu está inserido no contexto de formação da identidade nacional brasileira, destacando os elementos que esses modernistas acreditavam ser parte fundamental da nossa cultura.
Modernismo no Brasil
- 1922: marco simbólico - Semana de Arte Moderna de São Paulo - mas já havia demonstrações pontuais como a exposição de Lasar Segall em 1913 e de Anita Malfatti em 1917.
- Ruptura com as correntes artísticas vigentes: parnasianismo, simbolismo e academicismo.
- Principais nomes: Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, na pintura; Heitor Villa-Lobos na música.
- Inspirações vanguardistas: cubismo, surrealismo.
Sobre Tarsila do Amaral, confira: https://brainly.com.br/tarefa/5349729
#SPJ2