(Enem) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2011.
O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:
a) alta concentração de macrófagos.
b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.
Respostas
Essa é uma questão de fisiologia animal, que aborda componentes do sistema imune. Para responder é necessário saber para que servem e como atuam as vacinas no corpo do organismo.
As vacinas são uma forma que os humanos encontraram para prevenir doenças. Ela consiste na injeção de partículas do próprio agente agressor na forma enfraquecida ou inativada. Isso estimula a produção de anticorpos, ou seja, agentes de defesa do organismo, específicos para cada tipo de agente infeccioso, fazendo com que o corpo já saiba agir contra aquele agressor, caracterizando a defesa primária. Dessa forma, quando o organismo é atacado por um agente infeccioso de verdade, a defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico, eliminando - o, sendo a fase de resposta secundária.