• Matéria: Biologia
  • Autor: dudagilioli
  • Perguntado 8 anos atrás

Como a mulher é vista em diferentes culturas?

Respostas

respondido por: princesinha14
0
Há tempos a comunicação tornou-se um tema essencialmente cultural e o Estado passou a se preocupar com o preconceito
Rádio e televisão exercem papel determinante na manutenção ou desconstrução de crenças e discriminação
Na sociedade contemporânea, a mídia, principalmente o rádio e a televisão, por sua importante presença no cotidiano dos brasileiros, exercem papel determinante para a manutenção ou desconstrução de crenças e mandatos de submissão e discriminação.
As transformações pelas quais passa a TV, a partir da convergência tecnológica, são essenciais para ampliar o alcance das políticas e reverter o quadro de desigualdades, ampliando a vivência da cultura e a visibilidade de grupos excluídos. A inclusão digital e a abertura de novos veículos de comunicação, como rádios comunitárias e pontos de cultura, são questão central desse debate, por aumentar o acesso e a diversidade de produção de conteúdos.
A exclusão digital é vivenciada de maneira distinta segundo sexo e raça/etnia. Em 2006, nos domicílios chefiados por brancos, 69% não tinham acesso a microcomputador, 76% a internet e 30% a telefone celular. No caso dos domicílios chefiados por negros, esses valores eram, respectivamente, de 88%, 92% e 44%. Não existem diferenças significativas entre famílias chefiadas por homens e mulheres. 
No entanto, quando se cruza a chefia por raça/ etnia e sexo, percebe-se que são sempre as mulheres negras as mais sujeitas à exclusão digital.
Segundo relatório do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, as brasileiras são maioria na composição das audiências dos principais meios de difusão e têm papel estratégico na manutenção das audiências. Por outro lado, as mulheres têm ampliado gradativamente a sua visibilidade e participação na direção no setor da mídia. A diferença entre o número de homens e mulheres em postos de decisão é menor nas empresas de comunicação do que em outros espaços.
Há tempos a comunicação tornou-se um tema essencialmente cultural e o Estado passou a se preocupar com os conteúdos veiculados, pois são determinantes para a construção simbólica de marcadores de gênero. Um exemplo foi a suspensão de propaganda com a modelo Gisele Bündchen para uma marca de lingerie, solicitada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Perguntas similares