(PUC-SP) Dos episódios “Inês de Castro” e “O velho do Restelo”, da obra Os lusíadas, de Luís de Camões, não é possível afirmar que:
a) “O velho do Restelo”, numa antevisão profética, previu os desastres futuros que se abateríam sobre a Pátria e que arrastariam a nação portuguesa a um destino de enfraquecimento e marasmo.
b) “Inês de Castro” caracteriza, dentro da epopeia camoniana, o gênero lírico porque é um episódio que narra os amores impossíveis entre Inês e seu amado Pedro.
c) Restelo era o nome da praia em frente ao templo de Belém, de onde partiam as naus portuguesas nas aventuras marítimas
d) tanto “Inês de Castro” quanto “O velho do Restelo” são episódios que ilustram poeticamente diferentes circunstâncias da vida portuguesa.
e) o velho, um dos muitos espectadores na praia, engrandecia com sua fala as façanhas dos navegadores, a nobreza guerreira e a máquina mercantil lusitana.
Respostas
A afirmação na alternativa está totalmente incorreta. O velho do Restelo é justamente o personagem de Os Lusíadas que amaldiçoa as navegações, posicionando-se veementemente contra o empreendimento. Eis um trecho: "A que novos desastres determinas/ De levar estes reinos e esta gente?/ Que perigos, que mortes lhe destinas(?)"
Alternativa correta: letra E. O velho, em verdade, condenava a audácia dos navegadores, ao partir para o desconhecido universo marítimo em busca de riquezas e glórias pela conclusão de suas façanhas.
a) Incorreta. A narrativa em “O velho do Restelo” antevê a condição de enfraquecimento e marasmo para a qual a nação portuguesa se dirigia.
b) Incorreta. O gênero lírico pode ser exemplificado em “Inês de Castro”, história dos amores impossíveis entre Inês e Pedro.
c) Incorreta. O Restelo é a praia a partir da qual partiam as naus portuguesas para as aventuras marítimas.
d) Incorreta. As obras de “Inês de Castro” e “O velho do Restelo” ilustram, de modo poético, as diferentes circunstâncias da vida portuguesa.
Os lusíadas
A epopeia “Os lusíadas”, do escritor português Luís de Camões, exalta os grandes feitos da nação portuguesa, a partir da viagem de Vasco da Gama em direção às Índias. Em uma mistura de fantasia e realidade, Camões se baseia nos seres da Mitologia Grega e nas epopeias de Homero para criar a sua obra-prima.
Saiba mais sobre Camões em:
https://brainly.com.br/tarefa/30139221