• Matéria: Português
  • Autor: andrevictor3514
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem/MEC) Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória", instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical. (TINH0RÃ0, J. R. Pequena história da música popular, da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).)

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

a) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (“As pastorinhas”, Noel Rosa e João de Barro)
b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (‘A noite do meu bem”, Dolores Duran) c) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (“No rancho fundo”, Ary Barroso e Lamartine Babo)
c)Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (“Ovelha negra”, Rita Lee)
d)Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (“Chega de saudade”, Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Respostas

respondido por: Anônimo
5
Resposta: C

A incorporação da cultura de massa, que também pode ser chamada de cultura pop, movimento que desponta com grande vigor na segunda metade do século XX, caracterizado pela importação de elementos simbólicos norte-americanos, está claramente evidenciada na letra de Rita Lee, que começa com uma palavra em inglês, um vocativo: "Baby, baby"
Perguntas similares