Respostas
De acordo com o estoicismo, há uma Razão Divina que rege o mundo exatamente como ele deve ser. Atribui-se a isso a noção de Destino, imutável e soberano. Assim, a chave para a felicidade dos estoicos é conformar-se com a vontade do Destino, adequando nossos desejos ao que foi reservado para nós. Ou seja, cabe a mim ser feliz, adequando meus desejos à Razão Divina.
Além disso, o estoicismo também defende que devemos buscar as virtudes e evitar o mal, o vício. Tudo que consta do campo da moral está dividido entre o bem e o mal, resta a nós buscar uns e evitar outros.
Já no epicurismo, não há uma Razão Divina. Epicuro afirma que, ainda que haja deuses, são seres que vivem em um mundo supra-humano e não interferem em nossas vidas.
Epicuro também defende que não devemos temer a morte, já que nunca saberemos como é a sensação de experimentar a morte. Como a morte é uma ausência de sensações, não saberemos se é boa ou ruim.
Além disso, o epicurismo defende o livre arbítrio, acreditando que nosso futuro depende de nossas ações, e não de sorte ou um destino pré-determinado.
Assim, a chave para a felicidade segundo o epicurismo é a busca pelo prazer temperado pela prudência, buscando a felicidade no que estiver ao nosso alcance.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de perturbações e inquietudes da alma).
Já a felicidade segundo o epicurismo vê a felicidade como algo que se pode alcançar através de prazeres moderados, a fim de ter esses prazeres como algo que traz tranquilidade. Apesar de buscar a satisfação dos desejos, o epicurismo critica os prazeres exacerbados, apontando que estes podem vir a ser fontes de intranquilidades e perturbações, o que dificultaria o encontro com a felicidade.
O estoicismo foi uma doutrina filosófica fundada por Zenão de Cício em Atenas no início do século III a. C. Esta filosofia consiste em ter as suas virtudes baseadas em suas ações e não em suas palavras, agindo de acordo com o que se realmente acredita, sabendo que apenas se pode controlar você mesmo e não os eventos externos.
O epicurismo foi uma doutrina filosófica que nasceu do pensamento de Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C. Para Epicuro, é necessário encontrar a boa saúde da alma, controlando o medo, sendo prudente e gentil.
Para se alcançar a felicidade segundo o estoicismo é preciso:
1. Entender que não se pode alterar os eventos externos
2. Desejar somente as coisas que dependem única e exclusivamente de nós
3. Eliminar ao máximo as paixões, buscando a ataraxia
Para se alcançar a felicidade segundo o epicurismo é preciso:
1. Ser prudente, gentil e justo em atitudes e pensamentos
2. Ter controle dos seus medos e desejos
3. Aproveitar os pequenos deleites da vida
Logo, como conclusão, temos que a felicidade segundo o estoicismo consiste em apenas viver em detrimento de suas próprias virtudes, buscando a paz interior e compreendendo e aceitando a influencia do mundo em nossas vidas. E a felicidade segundo o epicurismo consiste em satisfazer nossos desejos de forma consciente e controlada, sendo justos em ações e pensamentos.
Agora que você já sabe sobre como funciona a felicidade segundo o estoicismo e o epicurismo, aprofunde um pouco mais os seus conhecimentos sobre essas doutrinas filosóficas:
o que é a felicidade segundo o estoicismo
https://brainly.com.br/tarefa/1341340#
o que era a felicidade para o epicurismo
https://brainly.com.br/tarefa/3891903
o que é estoicismo
brainly.com.br/tarefa/2566321
----
Matéria: Filosofia
Nível: Ensino Superior