Respostas
Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
O húmus, responsável pela fertilidade do solo, é o nome dado a matéria orgânica de coloração escura que fica depositada nesse tipo de solo através das condições aeróbicas, ou seja quando há presença de oxigênio, por exemplo, nos animais vertebrados e invertebrados.
Solo InorgânicoAo contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.
Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.
Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.
Os compostos inorgânicos são mais abundantes que os compostos orgânicos e ambos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.