• Matéria: Filosofia
  • Autor: Liper008
  • Perguntado 8 anos atrás

O que Michel Foucault quis dizer ao afirmar que a função da Educação é produzir "Corpos Dóceis"?

Respostas

respondido por: roderickgeorodoylzxk
17

Em seu texto “Os Corpos Dóceis” Foucault afirma que até o século XVII um bom soldado era medido pelo seu corpo, como brasão de sua valentia e força, mas que, entretanto, a partir do século XVII o corpo deveria ser modelado de acordo com as necessidades da máquina. O controle, então, passa do cuidado do corpo para exercer sobre esse coerção para mantê-lo no mesmo nível da mecânica.

 

Desta forma, os processos disciplinares, seja nos conventos, no exército ou nas oficinas ganham poder, tornando-se fórmulas gerais de dominação. Tornando os corpos, submissos, gerando uma nova microfísica do poder.

 

Essa mudança de paradigma se faz sentir nos colégios, pouco a pouco o modelo dos conventos se impõe, e o internato aparece como regime de educação mais frequente. No exército, inicia-se um movimento para impedir a pilhagem e as violências, controlar as despesas e evitar conflitos. A massa das tropas, antes disforme e imprecisa, torna-se homogênea e disciplinada. E nas fábricas o regime do sino é imposto, anunciando cada entrada, intervalo, reentrada e saída.

 

Dessa forma, Foucault acredita que a principal função da Educação é a de produzir “Corpos Dóceis”, transformando multidões inúteis e confusas em multiplicidades organizadas.
Perguntas similares