• Matéria: Geografia
  • Autor: luizingeni
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a diferença entre furacão, tufão e tornado?

Respostas

respondido por: naycristinanf
15

Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais. O grau de destruição do tornado, nos pontos onde passa, é até maior que o do ciclone, porém atinge uma área mais restrita.

Uma boa maneira de compreender a diferença entre ciclone e tornado é imaginar que um ciclone não pode ser visto a olho nu de forma que o observador contemple toda a sua extensão, pois isso só é possível com imagens de satélite. Afinal, ele pode alcançar os 1500 km de diâmetro. Por outro lado, os tornados são perfeitamente visíveis diretamente (tal qual a imagem no início deste texto), uma vez que seu diâmetro não costuma ultrapassar os 2 km.

Furacão – forma-se no Oceano Atlântico ao norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico próximo ao litoral da América do Norte.

Tufão – forma-se no Oceano Pacífico a leste da Linha Internacional de Data, próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico.

ESPERO TER AJUDADO!!!! MARQUE COMO MELHOR RESPOSTA PFFFF!!!!!!!


respondido por: mariastancati
4
Diferenças
O furacão é quase igual ao tufão. Na verdade, de acordo com Ernani de Lima Nascimento, doutor em Meteorologia pela Universidade de Oklahoma (EUA) e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o termo " tufão " se refere ao mesmo fenômeno - só que em outra localização geográfica. Quando ocorre no Oceano Atlântico ou Pacífico Leste, chama-se furacão. No Pacífico Oeste, tufão.

E os dois fenômenos são classificados como ciclones , ambos com baixa pressão e ventos girando em torno de seus centros. Mas os ciclones não se restringem ao furacão e ao tufão. “Existem também os ciclones extratropicais, como aqueles que atingem o litoral sul do Brasil e que trazem com eles as frentes frias que nos atingem com frequência. Esses ciclones extratropicais são completamente diferentes dos ciclones tropicais”, pontua Nascimento.
Perguntas similares