Respostas
respondido por:
1
Dificuldades nas libras
respondido por:
3
Voltar
Dificuldades de Aprendizagem em Surdos
PEDAGOGIA
14/01/2013
O problema linguístico cognitivo é apontado como o principal agravante nas dificuldades de aprendizagem das crianças surdas.
A criança sendo surda não recebe estímulos auditivos e não consegue aprender a língua oral. A falta da compreensão da língua falada a impede de desenvolver uma linguagem (em geral seus pais são ouvintes).
O período inicial de sua vida é caracterizado por atraso na linguagem e na comunicação. Nesse processo seu pensamento também não se desenvolve e ela enfrentará problemas, pois, ainda pequena ela já estará em defasagem no seu desenvolvimento cognitivo em relação às crianças de sua faixa etária.
Embora a grande maioria das crianças surdas tenha seu intelecto preservado, sem os estímulos iniciais comuns a todas as crianças ela terá dificuldade em compreender as crianças de mesma idade e poderá afastar-se do convívio.
Na escola, logo no início, ela aparentará atraso em relação às outras. Sem um trabalho muito criterioso do professor e dos profissionais que deverão atendê-la (fonoaudiólogo, psicopedagogo e psicólogo) ela irá apresentar dificuldades maiores, principalmente no período de alfabetização quando deverá aprender a Língua Portuguesa.
Entende-se que para cada caso deverão ser tomadas medidas diferenciadas. Temos alunos oralizados, surdos profundos que nunca foram estimulados antes de ingressar na escola, surdos filhos de pais surdos que já nascem aprendendo Libras, etc.
Deve-se compreender que as suas experiências são eminentemente visuais e que sua língua natural é visual e espacial. Ela deverá ser instruída em uma língua que ela não entende que não ouve e que tem uma estrutura diferente da sua. Não se trata apenas de aprender outra língua, como os ouvintes. Ela deverá aprender e utilizar com a sociedade uma língua oral auditiva que vai contra sua condição.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás