• Matéria: Português
  • Autor: cambreana25
  • Perguntado 8 anos atrás

(CEPBJ) Leia o trecho a seguir.



(...) Resume a crescente aceitação do grafite à demagogia e à “conveniência de interesses”, como se não passasse de oportunismo político quando um túnel como o da Conceição é entregue a grafiteiros para ser reinventado. Em que pese ele considerar a pintura colaborativa uma agressão, é difícil crer que alguém prefira o túnel marrom amarelado de outrora. Quando uma intervenção deste porte acontece, Porto Alegre se aproxima de cidades como Nova York, Paris e Londres, que cedem seus muros por reconhecerem no grafite um espelho das belezas que existem no íntimo de seus moradores. Condena-se o grafite pela poluição visual, mas o caos do aglomeramento opressor, da poluição, da histeria publicitária e da desigualdade é anterior ao grafite e seus temas. A estética do grafite é, também, fruto desse contexto: focar o incômodo na forma de expressão é ignorar um caos anterior a ela, o caos sufocante do qual ela emergiu.



Zero Hora. Acesso em: 14/03/2015 às 15h03min.



Sobre o texto e seus conectivos destacados, considere as seguintes afirmações.



I. O emprego de como se inicia uma comparação hipotética, já que há um conectivo comparativo ligado a um conectivo condicional nessa construção.

II. Em que pese situa uma conformidade no período em que aparece, porque o evento descrito por ser difícil crer acontece em consonância com a consideração da pintura colaborativa como uma agressão.

III. O conectivo temporal Quando poderia ser substituído por Assim que ou Enquanto, uma vez que todos eles mantêm o mesmo traço de temporalidade.

IV. A construção do qual inicia uma oração adjetiva com o pronome relativo

o qual antecedido pela preposição de, exigida pela forma verbal emergiu.



É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma:
a. I e II.
b. II e IV.
c. I e III.
d. III e IV.
e. I e IV.

Respostas

respondido por: vitorcunhabq
11
Alternativa e. I e IV
Anexos:
Perguntas similares