• Matéria: História
  • Autor: Assenav30
  • Perguntado 8 anos atrás

“A forma como comumente é abordada a chegada dos africanos costuma nos dar a impressão de que foi algo natural. É comum se creditar essa ‘naturalidade’ ao fato de que já havia escravidão na África, e que estes homens, mulheres e crianças saíam de um lugar onde já eram escravos para outro, onde continuariam na mesma situação”. (UNIMES. Aspecto da História da África e dos Povos Afro-Ameríndios. Santos: 2007) O texto acima alerta para a importância de se considerar o principal motivo da escravização dos povos africanos nos séculos XVI e XVII, que foi: Escolha uma: a. A exploração econômica do comércio de africanos pelos europeus que nada mais tinham para comercializar. b. A recusa dos índios que habitavam o Brasil ao trabalho árduo. c. A atuação dos jesuítas que defendiam os índios mas não interferiram na escravização dos africanos. d. Os altos lucros propiciados pelo comércio de mercadoria humana, os milhões de africanos arrancados do continente de origem, que possibilitaram a acumulação de capitais pela burguesia europeia.

Respostas

respondido por: ClaudiaCAguiar
17
A resposta correta é a letra d. Os altos lucros propiciados pelo comércio de mercadoria humana, os milhões de africanos arrancados do continente de origem, que possibilitaram a acumulação de capitais pela burguesia europeia.

Espero ter ajudado! 
respondido por: garciajana
9
Os autos lucros propiciados pelo comercio de mercadoria humana,  os milhões de africanos arrancados do continente de origem, que possibilitaram a acumulação de capitais pela burguesia europeia.
Perguntas similares