Os materiais cerâmicos são conhecidos desde os tempos mais remotos. Eles têm seu nome derivado da palavra grega “keramus”, que significa barro queimado, pois os utensílios feitos desse material, como panelas e vasilhames de água, eram obtidos à partir da argila moldada e submetida à queima. Atualmente, este termo se refere também a todo material inorgânico não metálico obtido após tratamento térmico a altas temperaturas, por exemplo: pisos, louças para banheiro, vidros, fibras óticas, utensílios culinários, combustível nuclear, implantes ósseos e dentários, entre outros. Na indústria cerâmica, o trabalho dos químicos não se limita apenas às áreas clássicas, como o controle de qualidade de matérias-primas, de processos ou de efluentes. As pesquisas e o desenvolvimento tecnológico, bem como o estudo da microestrutura aliada ao processamento, possibilitam, a cada dia, a obtenção de cerâmicas com propriedades especiais, para os mais diversos tipos de aplicação. A cerâmica tradicional engloba a maior parte da produção cerâmica, pois utiliza matérias-primas de baixo custo e abundantes na natureza, como argilas, feldspatos, calcários e outros minerais cristalinos inorgânicos não metálicos. Envolve os processos de fabricação de cerâmica estrutural, tais como: tijolos, telhas e blocos; revestimentos, como pisos e azulejos; cerâmica branca, como louça sanitária, de mesa ou artística, entre outros. As cerâmicas avançadas, por sua vez, são utilizadas nas mais diversas áreas, tais como: - bioquímica: em implantes dentários e substituição de ossos; - eletroeletrônica: em sensores, sonares, supercondutores e capacitores; - mecânica: em ferramentas de corte, membranas; - óptica: em fibras ópticas, material fluorescente; - térmica: como substratos; - nucleares: nos combustíveis. Os abrasivos, o cimento e a cal também podem ser considerados segmentos do setor cerâmico, assim com os corantes, os vidros e as fritas. O grupo dos materiais cerâmicos inclui ainda os refratários. Fonte: CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA. IV Região. Cerâmicas. Disponível em: . Consultado em 30 de nov de 2016. Como pode ser visto, os materiais cerâmicos têm grande aplicação em uma ampla gama de indústrias. Dessa forma, é necessário se conhecer a fundo esse tipo de material para que, a partir de suas propriedades e características para se compreender as suas aplicações. Nesse contexto pede-se: faça um texto explicando as principais características e propriedades deste tipo de material.
Respostas
Nos materiais cerâmicos, suas características comuns são, serem constituídos de elementos metálicos e não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente apresentando auto ponto de fusão, sendo eles duros e frágeis dependendo do seu material e a cada sua utilização. Os materiais cerâmicos também poderem ser isolantes elétricos, embora existam matérias cerâmicos semicondutores, condutores e supercondutores. Os materiais embora sejam utilizados em diversas aplicações tem um custo de matéria prima relativamente baixo, auto dureza, auto fragilidade, estrutura cristalina complexa, el evado pronto de fusão, bom isolantes térmicos e elétrico, com todas essas características são muitos utilizados, suas propriedades são térmicas, que tem capacidade calorífica, coeficiente de expansão térmica, condutividade térmica, como alumínio, cobre, polietileno e etc... Suas aplicações são em indústrias aeroespaciais, como função de isolante térmico. Propriedades ópticas, material composto quando exposto a luz, podem ser (transparente, translúcido, opaco e polarização) e suas aplicações são transparência q são utilizados em (janelas, lente e etc). Conversão de luz em eletricidade (lazer, eletrônicos, leds), luminescência (lâmpadas elétricas e telas de TV), reflexão (fibra óptica, telefonia, tv a cabo, e etc). Propriedades mecânicas, material que responde a aplicação de força, carga e impacto, os materiais são duros, e resistentes à corrosão, resistente ao desgaste e frágil, apesar de não sofrer deformação plástica, suas aplicações e componentes são motores de automóveis, ferramentas de corte, blindagem de veículos militares estruturas de aeronaves, construções civis e abrasivos para polimentos. Propriedades elétricas são materiais muito variados, podendo ser isolantes, vidro de sílica, semicondutores, supercondutores, propriedades bioquímicas, implantes dentários, substituição de ossos e etc... Propriedades eletroeletrônicas, sensores sonares e etc... Propriedades nucleares são utilizadas na produção de combustíveis.
Todos os materiais cerâmicos devido a suas propriedades e características têm suas utilizações, e cada processo correto de utilização são muito essenciais no desenvolvimento do país, desde a um simples tijolo a uma aeronave, contribuindo para o avanço da evolução e tecnologia.