Respostas
O trecho destacado revela os princípios que nortearam a colonização portuguesa porque evidenciam a intenção dos portugueses em impor sua cultura aos indígenas, considerando que o jeito de viver deles não era "certo".
Com isso, os indígenas foram submetidos à cultura europeia e à religião católica, tendo sua cultura e religião desprezadas e reprimidas.
> O trecho diz: "E imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer cunho que lhes quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons".
Usa-se a desculpa de que os indígenas têm bons corpos e rostos, sugerindo que eles também são filhos de Deus e dignos de salvação. Portanto, devem ser convertidos para serem salvos.
A partir da intenção dos portugueses em impôr seus valores, linguagens, signos e até mesmo seu modo de vida para que a população indígena prosperasse, porém, as diferenças culturais que existiam entre os indígenas e os portugueses, não eram menores ou maiores, muito pelo contrário, deveriam ser observadas sob um olhar de diversidade.
Como podemos notar a colonização do Brasil?
A colonização de exploração, foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV.
Onde a partir de 1500, colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, onde a base para o desenvolvimento do território, estaria totalmente condicionada, (da perspectiva europeia) na transmissão dos seus valores para a parcela indígena:
O Trecho: "E imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer cunho que lhes quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons".
Mais sobre a nossa população indígena:
https://brainly.com.br/tarefa/16376368
#SPJ3