• Matéria: Biologia
  • Autor: juliana31gy
  • Perguntado 8 anos atrás

Duas importantes hidrelétricas no rio Madeira – Santo Antônio e Jirau recebeu a licença ambiental prévia do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), integrantes do Programa de Aceleração de Crescimento do governo federal. Sobre a concessão de licença ambiental para empreendimentos de geração de energia elétrica, comente os passos que essas hidrelétricas percorreram até receber a licença prévia do IBAMA e explique resumidamente as duas etapas de licenças que deveram desenvolver a partir de agora.

Respostas

respondido por: Anônimo
18

Olá, tudo bem?!

 

Os passos que essas hidrelétricas percorreram até receber a licença prévia do IBAMA se deram em:

1)      Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima);

2)      Avaliação da comunidade local do EIA-Rima através de discussões e debates em audiências públicas e reuniões com público diversificado.

3)      Validado esse estudo e se aprovado pelo IBAMA, é concedida a licença prévia.


As duas etapas de licença que deverão ser desenvolvidas a partir de agora são as licenças de instalação e operação. A licença de instalação autoriza que seja instalado o empreendimento ou executada a atividade conforme especificado no projeto aprovado. Já a licença de operação, segue a licença de instalação autorizando a operação da atividade ou do empreendimento, verificado se estão sendo cumpridos as especificações ditas nas licenças anteriores.

 

Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!

respondido por: justforthebois123
7

Resposta:

d. o estudo ambiental seja apresentado como subsídio para concessão da licença prévia e deverá apresentar, entre outros pontos, os objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto e as medidas mitigadoras dos impactos negativos.

Questão completa:

Recentemente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – concedeu a licença ambiental prévia para duas importantes usinas hidrelétricas no rio Madeira – Santo Antônio e Jirau –, integrantes do Programa de Aceleração de Crescimento do governo federal.

   

Sobre a concessão de licença ambiental prévia para empreendimentos de geração de energia elétrica, é indispensável que

 

Escolha uma opção:  

a. que a construtora obtenha licença prévia para os casos de empreendimentos de sistemas de transmissão de energia elétrica, tais como linhas de transmissão e subestações.  

b. sejam desenvolvidos, por parte do empreendedor, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA – e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, independente do potencial de impacto ou do porte do empreendimento.

c. o IBAMA obtenha a concessão da licença prévia para projetos de geração de energia elétrica uma vez que esse tipo de empreendimento apresenta significativa utilidade pública.  

d. o estudo ambiental seja apresentado como subsídio para concessão da licença prévia e deverá apresentar, entre outros pontos, os objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto e as medidas mitigadoras dos impactos negativos.  

e. o empreendedor obtenha a licença prévia que autoriza a instalação ou construção do empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados.

Perguntas similares