• Matéria: História
  • Autor: victor45312
  • Perguntado 8 anos atrás

Como era a relação dos senhores feudais com seus reis? Como o enfraquecimento destes ( senhores feudais) contribuíram para a ascensão do poder real? Se os poderes deles não eram igualitários, sempre quem teve mais poderes foram os reis!

Respostas

respondido por: joaoquioz8efx
1
a relação entre o rei e os senhores feudais chama-se suserania, onde, o suserano (um nobre), da lotes de terras a seus vassalos (nobres com graus mais baixos na hierarquia). o enfraquecimento dos senhores feudais não contribuiu para o aumento do poder Real (do Rei), se é isso que você quer dizer, na verdade o feudalismo colapsou em sí próprio, pois não consegue manter grandes populações, e por não haver terras o suficiente na europa, para manter a hereditariedade, dos lotes (os lotes eram hereditários das famílias e passavam de pais para filhos, consequentemente sendo divididos entre os herdeiros, até o pedaço de terra ser muito pequeno para abrigar nobres e servos e ainda produzir agricultura). Os senhores feudais concentravam os poderes jurídicos e políticos, como também, comandavam e fiscalizavam toda a produção (logo toda a economia) dentro dos seus feudos, assim como o monarca o fazia, com todo o país. Em suma, os poderes do Rei ou Imperador, eram os mesmos dos senhores feudais mas, o monarca mandava em todos os feudos e os senhores feudais, apenas nos seus respectivos feudos. logo, é óbvio dizer que o monarca sempre mandou em todos os feudos, mesmo tendo os mesmos poderes que os senhores feudais, já que todos os feudos faziam parte do seu "grande feudo"


victor45312: Pois em meu livro diz ao contrário, fala que devido as cruzadas houve um enfraquecimento dos senhores feudais, e uma ascensão pra os reis, nascendo o absolutismo!
joaoquioz8efx: o que acontece, em questões nacionais, existia um conselho ...o monarca chamava seus vassalos, ou súditos imediatos, os nobres, que eram as pessoas que mandavam nos exércitos ... cada um dos nobres, mandava camponeses para encher as fileiras dos exércitos do rei, em campanhas militares, e ajudavam o rei a tomar decisões de mérito nacional.
joaoquioz8efx: as cruzadas foram um empenho dos países europeus em se defenderem de invasões islâmicas em toda a Europa, onde as monarquias, apoiaram o vaticano, e mandavam suprimentos e homens para as missões (cruzadas) logo, isso foi exaurindo a mão de obra e a economia, pois se toda a economia da época era baseada na agricultura, e você não tinha mais como produzir .... você começava a falir.
joaoquioz8efx: então as cruzadas ajudaram a enfraquecer o feudalismo, mas não foram a causa do seu fim, o absolutismo, veio como resposta às tramas dos nobres para se tornarem influentes na "corte", nas assembleias com o monarca, e quererem mandar mais que ele no país. conforme eles se juntavam para garantir seus interesses.
joaoquioz8efx: já que o rei não tinha olhos em cada um dos feudos, alianças perigosas poderiam surgir, e surgiam, para derrubar os monarcas, logo, era de interesse desses que o poder fosse descentralizado, e que os nobres fosse "fiscalizados".
joaoquioz8efx: mas novamente, nada disso acabou com o feudalismo, mas sim acelerou sua queda.... já que o absolutismo é uma forma de governo e o feudalismo um modelo econômico, os dois existiram ao mesmo tempo
respondido por: isacnonato
2

Resposta:a falta de ouro as minas

Explicação:

o reino precisavam de ouro, diamante, e varias outras pedras preciosas, esses fatores, fizeram com que a nobreza apoiasse a partida para novas terras.

Perguntas similares