Ao medirmos a temperatura de uma pessoa é preciso esperar uns 4 minutos com termômetro em contato com o corpo dela até que seja feito a leitura por que é preciso guardar esse intervalo de tempo
Respostas
Um abraço.
O termômetro comummente utilizado para medir a temperatura das pessoas é o termômetro de mercúrio (Hg). Este metal, que é o único encontrado em estado líquido sob a pressão de 1 atm e temperatura ambiente, está contido dentro de um pequeno tubo no interior do equipamento. O Mercúrio foi selecionado para esta função pois apresenta um baixo coeficiente de dilatação volumétrico o que faz com que ele se expanda facilmente quando submetido a pequenas variações de temperatura e, assim, varie a altura no tudo nos indicando a temperatura em que o corpo está naquele momento. Para que um material se dilate é necessário que ele absorva o calor proveniente da fonte, no caso a pessoa, e isso leva um certo tempo pois segundo a Lei de Fourrier o fluxo de calor é diretamente proporcional à quantidade de calor que atravessa um corpo e inversamente proporcional ao tempo de contato (não precisa ser necessariamente um contato) entre a fonte e o corpo.
Lei de Fourrier:
Onde:
Q ⇒ Quantidade de calor (Cal.)
Δt ⇒ Variação de tempo (s)
Fica notório, portanto, que a necessidade de se esperar um certo intervalo de tempo entre o momento do contato e o momento da leitura se dá devido a esta característica de absorção de calor presente nos materiais.