• Matéria: Artes
  • Autor: ericaednalda3700
  • Perguntado 8 anos atrás

(...) a ida a um museu pode ser um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula. As reproduções de trabalhos são muito úteis, mas a elas escapam detalhes, texturas e a própria materialidade da obra de arte, que permite a real vivência da experiência proposta pelo artista. (...) Nesses espaços culturais, o conhecimento se constrói no embate entre sujeito e objeto.Outro ponto a ser considerado é a importância de a escola ampliar seus muros e tornar a cidade um campo para o conhecimento por meio do estímulo para que crianças e adolescentes frequentem espaços públicos e, assim, se apropriem das instituições urbanas como locais para reflexão, entretenimento e convivência social.PAULINO, Helenira. Museu e escolas: visitas orientadas. Disponível em: acesso em: 02 de abril de 2017.A partir da imagem e do texto acima apresentados, avalie as implicações de uma prática educativa em Artes, considerando o museu, entre outros espaços culturais, como territórios de aprendizagens e desenvolvimento estético.

Respostas

respondido por: estudantes2018k
0
Assim como outras disciplinas, a disciplina de Artes não deveria ser ensinada apenas dentro dos muros da sala de aula. O contato com os trabalhos artísticos em museus ajuda muitos os estudantes. 

Existe uma discussão hoje no mundo da Educação em geral, sobre a necessidade de que os alunos entendam que o que aprendem em sala de aula tem relação com o que vivenciam fora dela. O professor de artes tem à disposição toda uma série de expressões artísticas que podem ser usadas para alcançar esse objetivo. É claro que a comunidade escolar tem de estar em acordo quanto à validade desse esforço.

É possível usar o grafite nas ruas, músicas, cinema, programas de TV, etc. Mas a ida aos museus amplia o conhecimento e o gosto estético dos estudantes, não só pelas informações que obterão lá, mas pela experiência sensorial de estar frente a frente como uma peça de arte.  
Perguntas similares