Respostas
O que é esgoto?
Esgoto é o líquido resultante do uso das águas domésticas, públicas, comerciais e industriais. Por ser um líquido esteticamente repugnante, com implicações na saúde da população quando exposto, seu escoamento a céu aberto deve ser evitado. Por isso, ações de engenharia sanitária procuram confinar o esgoto e fazê-lo escoar em canalizações fechadas e enterradas desde o ponto de coleta até o local de tratamento, assim é o SISTEMA HIDRÁULICO DE COLETA, AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO.
2) Qual a importância de um sistema Hidráulico de Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto?
Do ponto de vista da Saúde Pública:
Evitar a poluição do solo e conseqüente contaminação dos poços decorrentes da sua infiltração; Evitar o contato com pessoas e animais pelo escoamento e empoçamento dos esgotos em ruas e calçadas; Evitar a poluição dos corpos d’água receptores; Disponibilizar meios que incentivem os hábitos de higiene; Evitar o contato de vetores transmissores de doença; Aumentar a vida média da população pela redução de doenças.Do ponto de vista da Economia:
Diminuir os gastos com tratamentos de doenças de origem hídrica; Possibilitar com segurança e economia, os diversos usos de água abaixo dos pontos de lançamento; Incrementar o lazer e o turismo; Promover a valorização imobiliária de área urbana.3) Qual a origem dos esgotos domésticos e/ou comerciais?
O esgoto doméstico e/ou comercial é originado das edificações que dispõem de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. Ele consiste basicamente da água do banho e das pias, descargas dos vasos sanitários, sabão, detergentes e água de lavagem de roupas.
4) Quem é responsável pelo Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento dos Esgotos em Ituiutaba?
Em Ituiutaba a SAE é a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário.
5) Qual a origem do esgoto industrial?
O esgoto industrial é originado dos processos industriais e, diferentemente do esgoto doméstico, tem sua composição variável conforme o tipo de indústria, e o produto produzido. Por suas características peculiares, o seu descarte deve ser precedido de um tratamento específico, dentro da área industrial, regido por uma legislação estadual própria, com a aprovação e a fiscalização da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).
6) Quais são os componentes do Sistema Hidráulico de Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgotos de uma cidade?
A partir do imóvel gerador do esgoto até o seu lançamento final, no curso d’água receptor, o sistema constitui-se de:
COLETOR PREDIAL; LIGAÇÃO PREDIAL; REDE COLETORA; COLETOR TRONCO; INTERCEPTOR; EMISSÁRIO; ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DISPOSITIVOS ACESSÓRIOS.1. COLETOR PREDIAL é a tubulação que recolhe o esgoto sanitário das diversas partes do imóvel e o conduz até a divisa do terreno onde é feita a ligação predial.
2. A LIGAÇÃO PREDIAL é o trecho compreendido entre o limite do terreno do imóvel e a rede pública coletora.
IMPORTANTE
Para o bom funcionamento das instalações de esgoto, todos os imóveis devem ser dotados dos seguintes itens:
CAIXA DE GORDURA – Para possibilitar a retenção e posterior remoção de gorduras originadas das pias da cozinha e das lava-louças, evitando suas entradas na rede coletora e conseqüente incrustação nas paredes da tubulação, estrangulando a seção de escoamento e causando entupimentos.
RALOS SIFONADOS – Colocados após as saídas das pias, banheiros e chuveiros, eles mantém a vedação hídrica, evitando que os odores provenientes da rede coletora penetrem pelas aberturas dos ralos. Os ralos simples também evitam a entrada de materiais sólidos nas tubulações, que causam entupimentos.
TUBOS DE VENTILAÇÃO – Ligados ao coletor são instalados verticalmente até a cobertura do prédio, eliminando na atmosfera os gases fétidos resultantes da decomposição da matéria orgânica do esgoto.
3. REDE COLETORA assentada sob a rua, é uma canalização fechada e contínua suficientemente dimensionada para coletar os esgotos dos prédios situados em ambos os lados da via pública.
4. COLETOR TRONCO é a tubulação de maior diâmetro que tem a finalidade de recolher os esgotos dos diversos coletores a ele convergentes.
5. INTERCEPTOR é a canalização do esgoto de grande porte que intercepta o fluxo dos coletores troncos. Geralmente, os interceptores são instalados ao longo das margens dos corpos d’água, evitando os lançamentos pontuais dos coletores troncos diretamente nos córregos que atravessam a área urbana.
6. EMISSÁRIO é a canalização que transfere todo o esgoto dos interceptores para a estação de tratamento. O emissário não recebe nenhuma contribuição de esgoto ao longo de seu percurso.
7. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO são unidades que recebem e processam todo o esgoto da microbacia e se destinam a deixá-lo em condições satisfatórias para ser lançado no corpo d’água receptor, evitando a poluição das águas.
8. DISPOSITIVOS ACESSÓRIOS. O principal dispositivo acessório do Sistema Hidráulico de Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto é o Poço de Visita. Trata-se de uma caixa em forma cilíndrica,