• Matéria: Saúde
  • Autor: allecssandro012
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais os mecanismos utilizados pelas Catecolaminas para promover Hiperglicemia?

Respostas

respondido por: Marizareas
5


Metabolismo das Catecolaminas:Das catecolaminas circulantes, a adrenalina é oriunda quase exclusivamente da supra-renal e a maioria da noradrenalina deriva dos terminais simpáticos e cérebro, tendo escapado à inactivação sináptica.
Ambas têm curtas semividas plasmáticas, da ordem dos 1 a 3 minutos; têm velocidades de remoção da circulação relativamente altas e, quando em concentração aumentada, activam receptores b-adrenérgicos que reforçam a inactivação (endocitose da hormona e respectiva destruição).
A grande maioria da adrenalina é metabolizada na própria célula cromafínica, quando a síntese excede a capacidade de armazenamento.
As catecolaminas circulantes são metabolizadas em múltiplos tecidos, mas, predominantemente, no fígado e rim. Apenas 2 a 3% são excretados na urina sem modificação, (20% na forma de adrenalina e 80% na de noradrenalina); o dobro da quantidade é excretado sob a forma de metabolitos sulfo ou glicuronoconjugados. O metabolismo enzimático principal consiste em reacções de metilação ou desaminação oxidativa. Os derivados metilados surgem na urina em quantidade muito superior à das catecolaminas íntegras, e as formas desaminadas, como o ácido vanilmandélico, são responsáveis pela maior e restante fatia.
Em condições normais, a fracção circulante e a maior parte dos metabolitos correspondem à atividade do sistema nervoso simpático, a atividade da medula supra-renal, em particular, apenas se pode aferir dos níveis de adrenalina na circulação e urina.
Perguntas similares