Respostas
4 semanas – Com 4 semanas o pequeno bebezinho já é considerado um embrião. Mas ainda na barriga ele é imperceptível e no ultrassom praticamente impossível vê-lo. Nesta semana o seu tamanho pode ser comparado a uma minúscula sementinha de papoula. Neste estágio da gravidez que é bem comum os primeiros sintomas gestacionais darem o ar da graça e as mamães descobrirem que estão grávidas.
5 semanas – Na 5º semana seu bebezinho tão lindo ainda não aparenta nada com a carinha linda que vai nascer. Neste momento ele parece mais um girino, do que um bebê. Nesta semana ele tem o tamanho de um grão de gergelim, bem pequeno não? Mas já cresceu um pouquinho desde a semana anterior.
6 semanas – Com 6 semanas o embrião esta crescendo cada dia mais e desde a ultima semana já dobrou o seu tamanho. Nesta semana ele pode ser comparado ao tamanho de um pequeno grão de lentilha.
7 semanas – Nesta semana ele se encontra ainda maior e dobra de tamanho a cada semana. Este é período indicado para realizar a primeira ultrassonografia e quando visto é comparado ao formato de um feijão. Seu tamanho no momento é de um grão de bico que se move o tempo inteiro dentro do útero, porém ainda imperceptível para a mamãe.
8 semanas – Nesta semana o pequeno embrião subirá de cargo, ele é promovido a um feto! Já aumentou anda mais de tamanho e chega ao tamanho de uma unidade de uva. A cauda embrionária que dava o aspecto de girino desaparece nesse estágio dando a lugar ao desenvolvimento de músculos, nervos e órgãos.
9 semanas – Com 9 semanas o feto cada dia mais ganha a aparência humana e sua genitália esta em plena formação, o que não é possível verificar através de uma ultrassonografia. Seu tamanho é comparado nessa etapa a uma castanha do Pará.
10 semanas – O seu futuro bebezinho esta cada dia mais forte e gordinho e chega a medir nesta etapa em torno de 3 centímetros. Nesta semana seu tamanho é comparado a uma azeitona e já está tão espertinho que pula e chuta o tempo todo, mesmo a mamãe ainda não o sentindo.
11 semanas – Com 11 semanas o feto já possui braços e pernas formados e seus pequenos dedinhos já estão separados. Agora já possui em media 4 centímetros e tem o tamanho de um figo.
12 semanas – Na 12º semana ele começa cada vez mais a ter a aparência de um bebê. Os seus olhos ainda ficam afastados no rosto, mas que se posicionarão corretamente nos próximos dias. Mede em torno de 5 centímetros, sendo comparado a um limão pequeno.
13 semanas – Nesta etapa ele começa a esticar cada dia mais, ganhando tamanho e peso. Chega a pesar em torno de 25 gramas, sendo comparada a metade do tamanho de uma banana ou o tamanho de uma vagem.
14 semanas – Com 14 semanas o crescimento do seu corpo está mais acelerado do que a cabeça, já que possuía um tamanho desproporcional. Começa nesta etapa parecer cada vez mais com o bebê que você irá conhecer no nascimento. Tem nessa semana o tamanho comparado a um limão siciliano.
15 semanas – Nesta semana ele estará ainda maior, do tamanho aproximado de uma maça pesando em media 70 gramas. Nesta fase ele costuma soluçar bastante, mesmo a mamãe não sentindo nada.
16 semanas – O ganho de peso esta cada vez mais acelerado, assim como o seu crescimento. Nesta semana chega a pesar 100 gramas e a medir 12 centímetros. Tem o tamanho de uma pera grande.
17 semanas – Na 17º semana o feto já pesa em media 140 gramas e pode ser comparado ao tamanho de um gengibre.
18 semanas – Nesta etapa ele já consegue treinar a respiração, mesmo que não consiga inspirar ar, somente o liquido amniótico. Ele já esta treinando o que terá que fazer logo que nascer. Agora ele mede em torno de 14 centímetros e pesa 200 gramas, tendo o tamanho de um pimentão. Que grandão, não?
19 semanas – Agora o feto já consegue engolir liquido amniótico e consequentemente produzir e eliminar urina, o que comprova o bom funcionamento de seus rins. Já chega a medir 15 centímetros e é comparado ao tamanho de um coco seco.