Respostas
respondido por:
2
São três modos de se produzir conhecimento.
O raciocínio abdutivo não dá a verdade, mas uma grande probabilidade. Você não prova que algo é de algum jeito, apenas diz que este jeito é o mais provável de ser. Por exemplo, você tem três suspeitos para um assassinato, mas não tem provas contra nenhum deles: Uma dona de casa comum, um médico e um ex-detento que já matou outras vezes. É provável que o ex-detento tenha cometido o crime, mesmo que você não possa provar. É nisso que consiste a abdução.
O raciocínio indutivo é usado para criar conhecimentos gerais a partir de casos específicos. Por exemplo, um médico diagnostica vários sintomas como sendo de gripe. Ao encontrar sintomas parecidos em outro paciente, você também diagnostica como gripe. Assim, depois de vários casos particulares, você conclui algo geral. Se pedirem, no futuro, que sintomas tem a gripe, você citará os sintomas observados nos casos particulares. Isso é a indução.
Por fim, o raciocínio dedutivo é o contrário do indutivo. Consiste em você concluir particularidades a partir de um conhecimento geral. A dedução não produz conhecimentos novos, apenas coloca em prática conhecimentos já existentes. Usando o exemplo anterior, se você tem uma vacina que curou gripe em outros casos, você pode 'deduzir' que ela irá curar qualquer paciente gripado. É nisso que consiste a dedução.
Contudo, cada uma tem seus perigos. A abdução pode resultar em conhecimentos falsos. Se duas pessoas com ideias opostas, mas ambas erradas, discutem, provavelmente uma será convencida pela outra, e se criará um "conhecimento" a partir de uma conclusão falsa. A indução pode levar a preconceitos (se vejo um negro roubando uma loja e no outro dia vejo outro negro roubando uma bolsa, poderia concluir - erroneamente - que todos os negros são ladrões). A dedução pode levar ao erro quando se deduz uma verdade geral a uma exceção. Se, por exemplo, tenho a verdade "Devemos ajudar nossos amigos", e a uso para ajudar um amigo meu que cometeu um crime a fugir da polícia, estarei cometendo um erro. Afinal, é justo que ele pague pelo crime.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás