... a própria ciência não sabe por que põe em ordem os fatos justamente naquela direção, nem por que se concentra em certos objetos e não em outros. O que falta à ciência é a reflexão sobre si mesma, o conhecimento dos móveis sociais que a impulsionam em certa direção: por exemplo, em ocupar-se da Lua e não do bem-estar dos homens. (...) O que eu disse da ciência não vale somente para ela, mas também ao indivíduo particular. (...) Não sabe dizer por quais razões se ocupa com paixão de tal coisa e não de outra.
(Fonte: HORKHEIMER, Max. “A teoria crítica ontem e hoje”. In: MATOS, Olgária C.F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p.78]
A problemática apresentada no trecho está presente nas discussões dos pensadores da Escola de Frankfurt que, de modo sintético, pode ser entendida como a necessidade de:
Escolha uma:
a.
uma revisão constante daquilo que a filosofia produz, no sentido de que ela esteja alinhada aos desejos e necessidades sociais.
b.
se estabelecer um parâmetro a partir do qual toda a ciência possa produzir seu conhecimento, tendo em vista as necessidades da sociedade.
c.
uma educação que leve o homem a entender as necessidades de que algo seja feito do modo como sempre é feito.
d.
uma sempre nova avaliação diagnóstica da sociedade, na tentativa de serem enxergados os verdadeiros elementos de interesse que influenciam a ação do homem.
e.
um acompanhamento detalhado do que seja a produção social da ciência, já que ela é que dirige os valores morais da sociedade.
Respostas
respondido por:
27
uma sempre nova avaliação diagnóstica da sociedade, na tentativa de serem enxergados os verdadeiros elementos de interesse que influenciam a ação do homem.
mantesousa1:
Muito obrigada!
respondido por:
4
Resposta:
1- c) barbárie.
2- d) Uma sempre nova avaliação diagnóstica da sociedade, na tentativa de serem enxergados os verdadeiros elementos de interesse que influenciam a ação do homem.
3- e) A educação deve se preocupar na formação do ser humano para que este não chegue a repetir os eventos – de Auschwitz, por exemplo.
4- e) A escola, mesmo que não de modo declarado, exige do aluno elementos de um capital cultural que pode não ter sido oferecido às classes populares.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
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