As vias aéreas superiores são formadas por segmentos localizados entre o nariz e a Carina da traqueia. As lesões obstrutivas dessa região podem ser produzidas por diversas doenças e ter uma evolução aguda ou crônica. As obstruções agudas evoluem com dispnéia de instalação brusca e sua causa é facilmente reconhecível. Já na obstrução crônica a dispnéia é de instalação progressiva, cuja detecção é mais difícil, porque freqüentemente são confundidas com outras doenças obstrutivas das vias aéreas. Associe as especificidades da Coluna A, com as características da Coluna B.
Coluna A:
I. Infecções de repetição, hemoptise volumosa (tosse grande quantidade de sangue), pneumotórax, abscesso pulmonar e atelectasia e até Cor Pulmonale.
II. Hipotransparência lineares em estrias, atelectasias, pequenas imagens císticas com aspecto de “Favo de mel”.
III. Hipersensibilidade dos bronquíolos a algumas substâncias como: fungos, poeiras, alimentos, painas, penas, infecções, mudanças de temperatura (frio), poluição e outros.
IV. Hipoxemia acentuada e levar a Insuficiência respiratória com conseqüente hospitalização e evoluir para óbito, geralmente por asfixia.
V. Hiperinsuflação, aumento da trama broncovascular, aumento do volume do tórax, hipertransparência, aumento do diâmetro anteroposterior e aplanamento das cúpulas diafragmáticas.
Coluna B:
A. Diagnóstico da Asma.
B. Complicações da Asma.
C. Etiologia da Asma.
D. Diagnóstico da Bronquiectasia.
E. Complicações da Bronquiectasia.
Conforme a etiologia, diagnóstico e complicações da Asma e Bronquiectasia, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
Escolha uma:
a. I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
b. I-B, II-D, III-E, IV-A, V-C. Incorreto
c. I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
d. I-C, II-A, III-E, IV-B, V-D.
e. I-D, II-E, III-A, IV-C, V-B.
Respostas
respondido por:
59
I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A
ffukushima:
CORRETO!
respondido por:
23
a. I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás