Respostas
O ciclo reprodutivo das samambaias tem duas fases: um estágio assexuado onde a planta é portadora de esporófitos, comum à maioria das plantas cultivadas.
O esporófito produz esporos que se utilizam do vento para a dispersão.
São pequenas estruturas que contêm cápsulas com esporângios, que ao ficarem maduros são libertos.
Conseguimos visualizar este estágio, parecem micro bolinhas marrons pulverulentas, na parte inferior das frondes das avencas e samambaias.
Os esporos tem a metade do número cromossômico (n) do esporófito (2n) e quando são dispersados e encontram condições favoráveis no solo ou sobre outras plantas irão germinar, desenvolvendo estruturas parecidas com raízes.
São chamados agora de protalo e este vive muito pouco tempo, mas produz os gametas que darão origem a uma nova plantinha. Há então a produção de estruturas sexuadas, uma feminina chamada de oosfera e outra masculina, de nome anterozóides.
A fecundação ocorre quando há umidade suficiente, pois é preciso a presença da água e o produto será o zigoto que terá então o número de cromossomos necessário (2n). O protalo proporciona a energia ao ovo fertilizado enquanto o embrião se desenvolve.