Respostas
Formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a meta era ampliar-se para - com mais países - constituir a união de nações sul-americanas (unasul).
Nesse primeiro momento, a atuação do bloco era limitada à redução das tarifas entre os membros e à criação de políticas comerciais comuns.
Em 1995, é adotada a tarifa externa comum (tec), que transformou o mercosul em uma união aduaneira.
O bloco ainda possui nações associadas, que têm status diferente dos países-membros. Säo eles: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004) e Venezuela (2004).
Entre outras diferenças, esses países não adotam a tarifa externa comum...
O Mercosul, como já dissemos, é um bloco econômico, que foi criado no ano de 1991 a partir da assinatura no Paraguai do Tratado de Assunção. Este importante bloco econômico tem como objetivo principal garantir a circulação livre de bens, de fatores produtivos e de serviços entre os países que fazem parte dele. Para isso, são impostas restrições não tarifárias para a livre circulação de mercadorias e através da abolição de barreiras alfandegárias, ou ainda, de qualquer outra medida que possua um efeito equivalente.
Além disso, este bloco econômico também prevê a adoção de uma política comercial comum e o estabelecimento de tarifas comuns, em relação aos demais países ou blocos, bem como a coordenação de políticas setoriais e macroeconômicas entre os estados participantes, com a finalidade de garantir o estabelecimento de condições apropriadas para a concorrência.