• Matéria: Matemática
  • Autor: Marceluss
  • Perguntado 8 anos atrás

O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras

Respostas

respondido por: EnzoGabriel
86
Como são 3 cores primárias, e as cores secundárias são formadas a partir de 2 cores primárias, então teremos C_{3,2} = C_{3,1} = 3 cores secundárias, totalizando 6 no total. Como pode ser claro ou escuro, então 6*3=18 possibilidades. Ainda temos o branco e o preto, então no total, possuímos 20 possibilidades de símbolos.


Marceluss: vlw msm cara
respondido por: hub0
36

Resposta:

20 possibilidades

Explicação passo-a-passo:

Primeiramente são quantificadas as cores secundárias, das 3 cores primárias devemos escolher 2, como a ordem de escolha não importa, trata-se de uma combinação, calculada por Portanto são 3 primárias e 3 secundárias, 6 no total. Sendo que cada uma destas 6 pode estar no seu tom original, claro ou escuro, totalizando 6 x 3 = 18 possibilidades. Ainda devem ser contabilizadas as cores: preto e branco. Finalizando em 20 cores.

Perguntas similares