• Matéria: Química
  • Autor: jerielcarvalhoozctzm
  • Perguntado 8 anos atrás

Os principais fenômenos estudados pela eletroquimica são a produção de corrente, elétrica baseando-se nessa produção, explique eletrólise.

Respostas

respondido por: AlexandreCosta074
4
Quanto às reações:

   Reações do tipo Redox são aquelas em que, simplificadamente, um reagente sofre Redução enquanto o outro sofre oxidação. Neste tipo de reação o componente oxidado perde elétrons e o componente reduzido recebe estes elétrons, assim,  gerando corrente elétrica devido ao fluxo de cargas.

   Estas reações podem acontecer de maneira espontânea, como no caso das pilhas eletroquímicas, ou de maneira forçada que é o caso da eletrólise. Enquanto a pilha gera corrente elétrica no processo de Redox a eletrólise recebe corrente de uma fonte geradora para que ocorra este processo.

A eletrólise funciona, resumidamente, da seguinte maneira:

- Mergulha-se dois eletrodos, geralmente de carbono, em algum sal fundido, ou seja, no seu estado líquido, por exemplo, cloreto de sódio (NaCl_{(l)}).
- Liga-se a estes eletrodos uma fonte de corrente, por exemplo, uma bateria.
- O sal, quando em seu estado líquido, dissocia seus íons em cátions e anions (Na^{+}+Cl^{-}).

Como os opostos se atraem:

- Cátions (Na^{+}) migram para o eletrodo que está ligado ao polo negativo da bateria.
- Ânions (Cl^{-}) migram para o eletrodo que está ligado ao pólo positivo.
- No pólo positivo os anions perdem seus elétrons de valência que migram, por intermédio da bateria, até o polo negativo.
- Quem está no pólo negativo? Cátions. Do que os cátions precisam? De elétrons, logo, é natural que se pense que no eletrodo negativo os cátions recebem os elétrons vindos dos ânions e assim ficam em seu estado natural.

Neste exemplo o  Na^{+} recebe a carga do Cl^{-} formando sódio sólido Na^{0} .


Informação Extra: Vale adicionar que a eletrólise pode ser ígnea ou aquosa.
O exemplo que dei foi de uma eletrólise ígnea, ou seja, utilizando um sal no seu estado líquido. Levando em consideração que o ponto de fusão de uma ligação iônica é altíssimo este processo pode se tornar oneroso devido a quantidade de energia necessária para se fazer a dissociação do sal. O que é o caso da produção de Alumínio metálico a partir do óxido de alumínio (Al_2O_3)

Espero que tenha entendido.
Perguntas similares