• Matéria: História
  • Autor: wilzinhosousa7267
  • Perguntado 8 anos atrás

Compare estas recomendações e analise o que mudou no decorrer do tempo em relação à interpretação sobre a transmissão de doenças, sob o ponto de vista da medicina ocidental:A- A. Paré, 1585, em tempos de peste negra:Eles devem proibir as estufas e os banhos porque, depois que se sai deles, a carne e o hábito do corpo estão amolecidos e os poros abertos e, em consequência, o vapor pestilento pode entrar (...) no corpo e leva à morte subitamente (...).B- A. Vigoura, 1895:O banho diminui de maneira acentuada o número de micróbios da pele.

Respostas

respondido por: jeannecardoson
33
A maior diferença entre as duas afirmações está na descoberta da existência dos micróbios.

Nos anos 1500, não se sabia o que causava a peste negra, durante séculos o homem conviveu com ciclos devastadores dessa doença, muitas vezes tomando medidas que aumentavam o contágio, em vez de evitá-lo. Ainda não se sabia a importância de manter a limpeza para evitar doenças.

Já no final do século 19, a descoberta de micro-organismos, invisíveis a olho nu, que podiam causar doenças, causou uma revolução nas ciências médicas e biológicas, assim como a constatação da importância da higiene para evitar infecções. Mas mesmo essa mudança só foi realmente incrementada e padronizada no século 20, com mais pesquisas. 
Perguntas similares