• Matéria: Pedagogia
  • Autor: criscoutinho5678
  • Perguntado 8 anos atrás

ATIVIDADE DISCURSIVA Em uma reunião pedagógica com professores alfabetizadores, a coordenadora pedagógica Juliane entregou as seguintes avaliações diagnósticas de escrita (com marcação de leitura) para cada professor e para cada professora: Criança 1: PI-MA-V-RA AR-VRE FO-RES SOU NA PI-MA-V-RA TEI FO-RES. Criança 2: I-A-E-A A-O-E O-E OU A I-A-E-A EI O-E Você está presente nessa reunião e precisa avaliar em que hipótese(s) de escrita encontra-se a Criança 1 e a Criança 2. Para a avaliação você deve considerar as contribuições da Psicogênese da Língua Escrita.

Respostas

respondido por: Leticia140778
2
Exemplo I: A criança está no nível silábico, sendo que representa cada silaba com uma letra, isto é, ela faz referência em que atribui o valor de cada sílaba a uma letra.

Exemplo II: A criança está na fase silábica alfabética, sendo que ela ja esta percebendo que as silabas são formadas por mais letras, porém ainda se confundem.

A psicogenese da língua escrita, conforme Emília Ferreiro, concentra suas pesquisas no mecanismo cognitivo, em que estão relacionadas a leitura e a escrita. 
Conforme sua teoria, as crianças passam por quatro fases, até que completem a alfabetização. 
- A fase pré silábica, quando ainda não há ligação entre a escrita e a palavra;
- A fase silábica, quando interpreta a letra atribuindo valor a silaba;
- A fase silábica alfabética, quando há a logica da fase anterior com a identificação de silabas;
- A fase alfabética, quando ocorre o despertar do valor entre as silabas e as letras.
Após esta etapa, a criança esta ortográfica, porém a fase da ortografia continua por algum tempo, sendo que erros ortográfico, vão mais além da alfabetização básica.


Perguntas similares