Uma das críticas feitas ao capitalismo decorre da luta dos interesses da classe proletária, que busca melhorias das condições de trabalho
Respostas
A afirmativa é correta.
Explicação:
O capitalismo surge e logo insere uma situação de trabalho precária. Quando surge o capitalismo na fase industrial, a exploração do proletariado nas fábricas, era totalmente desregulamentada, apesar de abolida a escravidão, a condição as quais os profissionais eram submetidos, eram totalmente discordantes da ideia de riqueza e desenvolvimento que o capitalismo trazia. Só ascendia de vida uma parcela pequena da população.
Passado o tempo, o proletariado, foi se envolvendo em lutas de classe, contra esse modelo econômico opressor, que fragmenta a população e gera modos de vida desiguais, a posse te terras a poucos, e a situação de extrema miséria a muitos. O capitalismo sempre foi um processo econômico opressor, a medida que se visava o lucro, menos se olhava pra condição social do país. Inclusive, se olharmos pra Índia e outros países, constatamos o proletariado com trabalhos de horário extenso, em situações precárias.
Uma dica de filme para entender essa luta de classes é o clássico “Tempos modernos