existem órgãos federais que fiscalizam a preservação da vegetação e o meio ambiente oque cada um deles significam
Respostas
Alguns dos orgãos federais voltados para a preservação da vegetação e do meio ambiente são:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – criado em 2007 e vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Executa ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar essas unidades instituídas pela União. Assim como fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, e exercer poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação. A missão desse órgão é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento ambiental.
Serviço Florestal Brasileiro – Criado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/2006). Tem a missão de promover o conhecimento, uso sustentável e ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. Tem como visão a excelência na gestão de florestas no Brasil. Te por competências principais exercer função de órgão gestor, apoiar a criação de programas de implementação de atividades florestais, fomentar práticas florestais sustentáveis, entre outros.
Agência Nacional das Águas – criada pela lei nº 9.984 de 2000, a Agência Nacional de Águas (ANA) é a agência reguladora vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) dedicada a fazer cumprir os objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil, a lei nº 9.433 de 1997. Agindo na regulação do acesso e o uso de recursos hídricos de domínio da União, no monitoramento desses recursos, na aplicação da lei na implementação da Política Nacional de Recursos, assim como no planejamento de estudos estratégicos, como os Planos de Bacias Hidrográficas, Relatórios de Conjuntura dos Recursos Hídricos, entres outros, em parceria com instituições e órgãos do poder público.
IBAMA – Criado em 1989 com a lei nº 7.735, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis integra a gestão ambiental no país. Até então, havia várias instituições no governo federal com diferentes visões, muitas vezes contraditórias, para tratar sobre o tema. A criação do Ibama é o ápice de um longo caminho de articulação e conscientização, que teve como pontapé, se não inicial, mas pelo menos mais forte, a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em 1972.