• Matéria: Geografia
  • Autor: JennyNunes15
  • Perguntado 8 anos atrás

A sensação de um mundo vasto, de relações dificultadas pelas grandes distâncias, mantém-se diante da representação cartográfica dos fluxos turísticos atuais? Por quê?

Respostas

respondido por: Matheusieti
38
Bom dia!


Primeiro, precisamos completar a pergunta:

A sensação de um mundo vasto, de relações dificultadas pelas grandes distâncias, mantém-se diante da representação cartográfica dos fluxos turísticos atuais? Por quê?
Principalmente apoiado nas redes de cidades, o turismo intercontinental movimenta mais de 100 milhões de pessoas anualmente (pode-se chegar aos números exatos somando-se o que as setas representam).

Isso, adicionado ao turismo dentro dos continentes (cerca de 600 milhões), demonstra quanto no mundo contemporâneo as relações humanas estão se estreitando e quanto os espaços estão se transformando em espaços de todos.

Por enquanto, os números da movimentação turística representam 10% da população mundial, mas todas as tendências indicam que esse processo de “consumo dos espaços” mal se iniciou.


Agora, podemos responder corretamente:

Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


Partindo de uma perspectiva cartográfica, a sensação de mundo vasto é introduzida nos mapas ainda nos dias de hoje para ser utilizada como ponteiro simbólico entre as distâncias de um lugar para outro. 

Deste modo, a partir do advento da globalização, notamos que as relações entre os países, assim como a comunicação e o transporte, evoluíram em grandes níveis, porém, os mapas ainda são necessários para o entendimento dessas distâncias, sendo utilizados como bússolas. 



Espero ter ajudado. 


Um abraço.
Perguntas similares