• Matéria: Saúde
  • Autor: Alehmendes2648
  • Perguntado 8 anos atrás

efeitos colaterais do clonazepam?

Respostas

respondido por: Gabistarbraz
0
Tabela 1 – Eventos adversos ocorridos em 5% dos pacientes em pelo menos um dos grupos de tratamento ativo 
Evento adverso Placebo (%) (n=294) 1 a < 2 mg/dia (%) (n=129) 2 a < 3 mg/dia (%) (n=113) > 3 mg/dia (%) (n=235) 
Sonolência 15,6 42,6 58,4 54,9 
Dor de cabeça 24,8 13,2 15,9 21,3 
Infecção do trato respiratório superior 9,5 11,6 12,4 11,9 
Fadiga 5,8 10,1 8,8 9,8 
Gripe 7,1 4,7 7,1 9,4 
Depressão 2,7 10,1 8,8 9,4 
Vertigem 5,4 5,4 12,4 8,9 
Irritabilidade 2,7 7,8 5,3 8,5 
Insônia 5,1 3,9 8,8 8,1 
Ataxia 0,3 0,8 4,4 8,1 
Perda do equilíbrio 0,7 0,8 4,4 7,2 
Náusea 5,8 10,1 9,7 6,8 
Coordenação anormal 0,3 3,1 4,4 6,0 
Sensação de cabeça leve 1,0 1,6 6,2 4,7 
Sinusite 3,7 3,1 8,0 4,3 
Concentração prejudicada 0,3 2,3 5,3 3,8 

Outras reações são: 

Distúrbios do Sistema Imunológico: foram relatados reações alérgicas e muito poucos casos de anafilaxia com o uso de benzodiazepínicos. 

Distúrbios endócrinos: foram relatados em crianças casos isolados, reversíveis, de desenvolvimento de características sexuais secundárias prematuramente (puberdade precoce incompleta). 

Distúrbios psiquiátricos: foram observadas diminuição da concentração, inquietação, estado confusional e desorientação. Pode ocorrer depressão em pacientes tratados com Rivotril®, mas esta pode estar também associada à doença de base. Foram observadas as seguintes reações paradoxais: excitabilidade, irritabilidade, agressividade, agitação, nervosismo, hostilidade, ansiedade, distúrbios do sono, pesadelos e sonhos anormais. Em casos raros, pode ocorrer perda da libido. Dependência e retirada, vide item Abuso e dependência da droga. 

Distúrbios do sistema nervoso: sonolência, lentidão de reações, hipotonia muscular, tonturas, ataxia. Estes efeitos adversos são relativamente freqüentes e geralmente são transitórios, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose. Eles podem ser parcialmente evitados aumentando-se a dos e lentamente no início do tratamento. Em casos raros observou-se cefaléia. Particularmente no tratamento de longo prazo ou de alta dose, podem ocorrer distúrbios reversíveis como disartria, diminuição de coordenação de movimentos e desordem de marcha (ataxia) e nistagmo. A amnésia anterógrada pode ocorrer durante o uso de benzodiazepinas em doses terapêuticas, sendo que o risco aumenta com as doses mais elevadas. Os efeitos amnésicos podem estar associados com comportamento inadequado. É possível um aumento da freqüência de crises convulsivas durante o tratamento de longo prazo com determinadas formas de epilepsia. 

Distúrbios oculares: podem ocorrer distúrbios reversíveis da visão (diplopia), particularmente no tratamento de longo prazo ou de alta dose. 

Cardiopatias: foi relatado insuficiência cardíaca, incluindo parada cardíaca. 

Distúrbios do sistema respiratório: pode ocorrer depressão respiratória. Esse efeito pode ser agravado pela obstrução pré-existente das vias aéreas, danos cerebrais ou outras medicações administradas que deprimam a respiração. Como regra geral, esse efeito pode ser evitado com um cuidadoso ajuste da dose às necessidades individuais. Rivotril® pode causar aumento da produção de saliva ou de secreção brônquica em lactentes e crianças. Recomenda-se particular atenção à manutenção das vias aéreas livres nesses pacientes. 

Distúrbios gastrintestinais: foram relatados náuseas e sintomas epigástricos em casos raros. 

Distúrbios da pele e dos tecidos subcutâneos: urticária, prurido, erupção cutânea, perda de cabelo transitória, alterações da pigmentação podem ocorrer em casos raros. 

Distúrbios musculoesqueléticos e dos tecidos conectivos: fraqueza muscular. Este efeito adverso ocorre relativamente de forma freqüente e geralmente é transitório, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose. Pode ser parcialmente evitado aumentando-se a dose lentamente no início do tratamento. 

Distúrbios renais e urinários: pode ocorrer incontinência urinária em casos raros. 

Distúrbios do sistema reprodutivo: pode ocorrer disfunção erétil em casos raros. 
Perturbações gerais e condições do local de administração: Fadiga (cansaço, estafa). Este efeito adverso ocorre relativamente de forma freqüente e geralmente é transitório, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose. Pode ser parcialmente evitado aumentando-se a dose lentamente no início do tratamento. Reações paradoxais, incluindo irritabilidade, foram observadas (vide item Distúrbios psiquiátricos). 

Lesões, Envenenamento e Complicações processuais: foi observado um risco aumentado de quedas e fraturas em pacientes idosos sob uso de benzodiazepínicos. 

Exames complementares: pode ocorrer diminuição da contagem de plaquetas em casos raros. 

Abuso e dependência da droga 
O uso de benzodiazepinas pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psíquica (vide item Reações adversas a medicamentos).

FONTE: http://www.medicinanet.com.br/m/bula/detalhes/4557/reacoes_adversas_rivotril_clonazepam.htm
Perguntas similares