• Matéria: Ed. Física
  • Autor: cristina0
  • Perguntado 8 anos atrás

em caso de choques elétricos e comum aconteceu alguns erros no procedimento de ajuda a vítima. cite uma dessas falhas;

Respostas

respondido por: andyguga5
2

choque elétrico é uma reação do organismo à passagem de corrente elétrica pelo corpo. E saber como agir no momento de socorrer uma vítima é fundamental para minimizar os riscos de complicações e afastar o perigo.

Intensidade do choque elético varia de acordo com a causa

A intensidade da corrente varia de acordo com a fonte da descarga elétrica e a resistência apresentada pelo próprio corpo. O choque pode provocar apenas um leve susto e reação de estremecimento, mas, em casos graves, também pode gerar queimaduras, coagulação do sangue e até mesmo a morte.

Vítima de choque elétrico exige socorro imediato. Foto: iStock, Getty Images

A energia elétrica está relacionada ao progresso e se mostra presente em várias situações do dia a dia, principalmente em grandes metrópoles. Então é preciso estar atento a acidentes, pois as causas de um possível choque elétrico costumam estar espalhadas ao nosso redor.

As mais frequentes são:

- Contato acidental com partes expostas de aparelhos ou instalações elétricas

- Exposição a raios

- Faiscamento ocasionado por “arco voltaico” em linhas de distribuição de alta tensão.

reação do organismo vai depender de quatro fatores principais, a potência do choque, o tempo de exposição, a resistência do corpo e o caminho percorrido pela corrente elétrica:

- Potência: está relacionada à causa do choque elétrico. Raios e acidentes com rede de alta tensão costumam ser fulminantes.

Tempo: varia de acordo com a circunstância. Se a alimentação elétrica for cortada rapidamente, em caso de queda do disjuntor, por exemplo, os riscos são menores.

- Resistência: tem a ver com o estado do corpo no momento do choque. Se o corpo estiver molhado, a resistência cai pela metade e a corrente terá mais facilidade para percorrer o organismo.

Caminho: é ele que vai determinar as regiões afetadas. Se a corrente entrar pelo indicador e sair pelo polegar, por exemplo, os riscos de complicações são pequenos. Mas, se a corrente percorrer todo o corpo, cruzando o peito, dificilmente o coração não será afetado.

Primeiros socorros em caso de choque elétrico

- Antes de ajudar a vítima, corte a energia, pois o contato direto fará com que você também sofra a descarga elétrica.

- Se não for possível fazer isso, procure afastá-la da fonte de energia utilizando luvas de borracha grossa ou outros materiais secos e não condutores, como cabo de vassoura, tapete de borracha, jornal dobrado ou pano grosso dobrado.

- Chame socorro médico imediatamente.

- Observe os sinais vitais: se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique técnicas de ressuscitação como a massagem cardíaca e a respiração artificial de forma ininterrupta, até chegar o socorro. 

Se ela estiver consciente, deite-a com as pernas para cima e mantenha as vias aéreas livres e desobstruídas. Tome cuidado para manter a estabilidade da coluna cervical, principalmente se houve queda em decorrência do choque. Afrouxe as roupas, retire joias, óculos e outros acessórios.

Atitudes simples ajudam na prevenção

Para diminuir o risco de choque elétrico, é importante tomar alguns cuidados domésticos e estar atento à operação de equipamentos:

Revise periodicamente a rede elétrica da casa.

Nunca sobrecarregue uma tomada conectando vários aparelhos que exigem alta corrente.

Evite a utilização de instalações elétricas clandestinas (conhecidas como gatos).

Fique atento a sinais de risco, como aquecimento e faíscas.

Certifique-se de desligar o disjuntor quando for executar algum reparo, como trocar a resistência do chuveiro.

Previna acidentes com crianças: proteja tomadas e deixe os fios fora do alcance.

Desligue os aparelhos sempre puxando pelo plugue, e nunca pelo fio.


cristina0: as falhas?
Perguntas similares